COLÉGIO ESTADUAL DR. MÁRIO GUIMARÃES COMPLETA 50 ANOS COM UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E ELOGIADO PELA COMUNIDADE LOCAL - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

30 de nov. de 2022

COLÉGIO ESTADUAL DR. MÁRIO GUIMARÃES COMPLETA 50 ANOS COM UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E ELOGIADO PELA COMUNIDADE LOCAL

Kátia Cavalcante

A mesa foi composta por familiares do homenageado, colaboradores, pelo presidente da CMNI, Dudu Reina, e pela diretora do CE Dr. Mário Guimarães, Daniele Fraga (em pé, à direita, de verde) 

São muitas comemorações, realizações, dedicação e carinho de todos aqueles que passaram e deixaram um pouco de tudo que receberam com a educação e a informação, e assim continuam escrevendo a história desse colégio que sempre esteve de braços abertos para receber a direção, os professores, os alunos e a comunidade que se faz presente no cotidiano da família do Colégio Estadual Dr. Mário Guimarães.

Na última quinta-feira, dia 24, às 9h, foi comemorado com muita festa, alegria e muitos parabéns o aniversário do CE Dr. Mário Guimarães, que contou com a presença dos alunos, de seus professores e a equipe que aguardava com ansiedade a chegada deste grande dia. São cinquenta anos de qualidade no ensino e uma longa caminhada.

Fundado em 1972, no mesmo ano que a Independência do Brasil completava 150 anos, passou a chamar-se Escola Estadual Sesquicentenário. Muitos iguaçuanos tiveram a oportunidade de estudar na instituição até que em 29 de julho de 1992, quase 30 anos após sua fundação, passou a chamar-se Escola Estadual Dr. Mário Guimarães e mais tarde, em 9 de setembro de 2004, nomeado como Colégio Estadual Dr. Mário Guimarães.

D. Maria Luiza Guimarães (sobrinha e afilhada do homenageado)
e a diretora do CE Dr. Mário Guimarães, Daniele Fraga

O homenageado Dr. Mário Guimarães, nascido em Botafogo, no Rio de Janeiro, em 7 de abril de 1908, colou grau como advogado em 1930, pela Universidade do Rio de Janeiro, dedicou todo seu tempo para o trabalho e ao município de Nova Iguaçu. Foi delegado da 7ª Região Policial do Estado do Rio de Janeiro em 1930, Promotor Público Adjunto da Justiça do Distrito Federal em 1931 e Testamenteiro e Tutor Judicial da Justiça do Direito Federal em 1933. Também foi Procurador da Prefeitura de Nova Iguaçu e presidente da Caixa Econômica Federal do Estado do Rio de Janeiro em 1955. Na política, foi eleito deputado estadual e federal por duas vezes. Um homem compromissado com a sociedade iguaçuana e com tantos serviços prestados a cidade, recebeu o título de Cidadão Honorário de Nova Iguaçu e tornou-se membro da Arcádia Iguaçuana de Letras (AIL).

A reportagem do CL esteve no Colégio Estadual Dr. Mário Guimarães e entrevistou a atual diretora Daniele Fraga, que nos respondeu a seguinte pergunta: “Como é trabalhar no Colégio Estadual Dr. Mário Guimarães?”. “Primeiro o desafio de manter a excelência que a escola já traz durante anos de trabalho para garantir a qualidade do ensino público. Comecei em março deste ano e estou bem entrosada com a equipe. Estou na educação há 21 anos. Fiquei quinze anos no CE Milton Campos, fui coordenadora pedagógica e diretora-adjunta. Fui convidada pela Regional Metropolitana e fiquei muito contente com esse convite”, comentou Daniele. 

Dedicado em tudo que fazia, o Dr. Mário Guimarães foi escolhido pelo TST com a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho no Grau de Grande Oficial em 1985 e com o Colar de Mérito Judiciário pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Falecido em 16 de outubro de 1991, aos 83 anos de idade, homenageado dando o nome ao colégio, mas também a uma das principais avenidas do município. O colégio se sente honrado em celebrar o quinquagésimo aniversário com todo o corpo docente, discente, comunidade e convidados. “Uma escola que consegue se colocar em uma história muito importante dentro de Nova Iguaçu. Tem um índice de aprovação no ENEM muito bom, os professores são comprometidos e os alunos também são engajados. Fazem arrecadação de alimentos para doação e instituições do entorno. O que me impulsiona é o retorno deles, não tem preço todo esse carinho. Temos professores que estudaram aqui e trabalham conosco. Somos uma família”, concluiu Daniele Fraga (diretora do Colégio Estadual Dr. Mário Guimarães). 

O evento contou com a presença do ex-aluno e cantor Pedro Lima (que participou do programa The Voice Brasil), o professor Edson Rocha (diretor-regional Administrativo), Solange França e Ângela Lourenço (coordenadora de Gestão de Pessoas), Rodrigo Felix (coordenador de Infraestrutura e Serviços) e Amândio Pereira (coordenador Estadual de Ensino Médio e ex-professor de Biologia do Colégio Estadual Dr. Mário Guimarães). Também estiveram presentes ao evento o presidente da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, Dudu Reina; Niuléa Rodrigues, Marina Pitanga, Cláudia Somma e o professor José Carlos do Carmo (os últimos diretores-gerais do colégio e que ajudaram a construir a história da instituição), a primeira diretora Sra. Teresa Ladeira (in memoriam), diretora-adjunta Profa. Joselani Rocha, Gilmar Miranda (secretário escolar), Elza Pereira (coordenadora Pedagógica), Patrícia do Carmo (orientadora Educacional) e Cláudio Arruda (agente de Pessoal). O corpo docente, alunos, Noemia Coelho (ex-funcionária), a aluna Ana Lívia e João Gustavo, Jorge Luis, Osana, amigos e convidados. E a presença especial de D. Maria Luiza Guimarães (sobrinha e afilhada do Dr. Mário Guimarães).