UNIMED NOVA IGUAÇU DEBATE O CÂNCER DE MAMA - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

28 de out. de 2022

UNIMED NOVA IGUAÇU DEBATE O CÂNCER DE MAMA

Ação priorizou a conscientização e multiplicação da informação

Evento híbrido leva conhecimento aos colaboradores da cooperativa 

O Núcleo de Atenção à Saúde (NAS) da Unimed Nova Iguaçu promoveu aos colaboradores palestras em alusão à campanha Outubro Rosa. Realizada em formato híbrido, o evento iniciou com a exibição de um vídeo com a cirurgiã oncológica cooperada, Dra. Carolina Ziller. Um ciclo de apresentações conduzido pela equipe multidisciplinar do NAS deu sequência ao encontro, promovendo conhecimento, despertando a conscientização e estimulando a troca de experiências.

A Dra. Carolina Ziller (cooperada), fala da importância do autocuidado e acompanhamento regular com o especialista 

Mesmo fazendo parte do calendário anual da saúde, o colaborador Gustavo da Rocha Barbosa, do setor de Auditoria Médica, percebe que muitas pessoas ainda negligenciam a prevenção. Em sua opinião, não basta vestir a camisa rosa e não se cuidar. “Já perdi uma amiga com câncer de mama e sei a dor que isso representa. Aprender mais sobre o assunto nos possibilita multiplicar uma informação que pode salvar vidas. Chamou a minha atenção saber que, mesmo raro, o homem também pode desenvolver a doença. Isso me surpreendeu. Essa iniciativa da cooperativa de realizar todos os anos uma ação de conscientização é da maior importância, mas cada um de nós precisa também fazer a sua parte”, reflete Gustavo.

O evento debateu “A importância do rastreamento e diagnóstico precoce”; “A atuação da fisioterapia”; “O checklist da prevenção”; “As atitudes nutricionais anticâncer”; “O suporte psicológico para o paciente”, entre outros 

A colaboradora Juliana de Lima S. Gouvêa, do setor de Atendimento ao Usuário, vivenciou a doença dentro da própria família. “Falar sobre esse tema e disseminar essa informação é fundamental. Conversamos sobre o autoexame, a ida regular ao médico para fazer os exames preventivos, pois, em muitos casos, o nódulo pode ser imperceptível ao toque e somente um exame complementar e a avaliação de um especialista irão ajudar no diagnóstico precoce. A correria do dia a dia muitas vezes nos afasta de nós mesmos. A gente precisa de fato olhar pra dentro da gente, se cuidar, se amar. Essa é a mensagem que fica e precisa ser compartilhada”.

O Dr. Luiz Cláudio Mota (coordenador do NAS) e equipe exibem a decoração do setor para recepcionar os clientes 

Para marcar a campanha Outubro Rosa, o setor do NAS foi decorado especialmente para recepcionar os clientes e lembrar sobre a importância do autocuidado. “Anualmente, a cooperativa realiza ações voltadas ao público interno e externo focadas na conscientização e prevenção do câncer de mama. Precisamos quebrar preconceitos e falar cada vez sobre o tema com os nossos colaboradores, clientes e a sociedade em geral. Esse é o nosso papel enquanto instituição de saúde e de responsabilidade social”, destaca o vice-presidente, Dr. Jorge Luiz Andrade.