NOVA IGUAÇU PROMOVE EVENTO EM ALUSÃO AO OUTUBRO ROSA - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

27 de out. de 2022

NOVA IGUAÇU PROMOVE EVENTO EM ALUSÃO AO OUTUBRO ROSA


Com o tema “Nem todas as princesas usam coroas, algumas usam lenços”, a Policlínica e Clínica da Família de Santa Rita realizou, na última terça-feira (25), promoveu um encontro para falar da importância do autocuidado e prevenção ao câncer de mama.

Cerca de cem mulheres participaram de dinâmicas, e uma roda de conversa especial com palestras e apresentações de pessoas que já enfrentaram a doença e outras que ainda estão em tratamento. Elas ainda receberam cuidados de beleza, com corte de cabelo, maquiagem e massoterapia.


Uma das participantes foi Alba Valéria, de 45 anos. Ela relatou como é desafiador receber o diagnóstico e o quanto a rede de apoio faz a diferença neste momento. “O diagnóstico é doloroso. A primeira coisa que vem na cabeça é que você morreu. Mas eu tenho certeza que serei curada, ainda mais com todo apoio que tenho recebido da minha família e de amigos”, comentou Alba.

Enfermeiro e coordenador da Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Anderson Chaia falou sobre o apoio à população e chamou a atenção sobre os cuidados que devem ser tomados não só durante o mês. “Estamos aqui para acolher toda dificuldade e auxiliar todas da melhor maneira for possível. Esse trabalho não é só no Outubro Rosa, mas ao longo de todo ano, pois a prevenção precisa ser diária. A doença existe e o melhor caminho é a informação”, disse ele.


Moradora do bairro Santa Rita há 10 anos, Maria José, de 53 anos, venceu o câncer de mama e deixou um recado para todas as mulheres que ainda estão lutando contra a doença. “Foi um momento muito difícil. Receber o resultado de um câncer não é fácil. Mas eu passei pelo tratamento e pela fé que eu tenho, hoje estou aqui. Um recado que eu deixo para aquelas que estão passando por isso é: seja forte e corajosa”, relatou Maria José.

Para realizar o exame de mamografia, ultrassonografia ou consulta na área de saúde da mulher, basta comparecer a qualquer uma das unidades de saúde da rede municipal para fazer o agendamento. É preciso apresentar identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.