PREFEITURA DE NOVA IGUAÇU PRORROGA PRAZO DE ADESÃO AO REFIS 2022 - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

28 de out. de 2022

PREFEITURA DE NOVA IGUAÇU PRORROGA PRAZO DE ADESÃO AO REFIS 2022

Contribuintes inadimplentes têm até 20 de dezembro para aderir 
ao programa e receber até 100% de desconto em juros e multas


Os contribuintes que estão em débito com a Prefeitura de Nova Iguaçu terão mais tempo para aderir ao Programa de Incentivo à Regularização Fiscal com a Fazenda Tributária – REFIS 2022. O governo anunciou, nesta quinta-feira (27), a prorrogação do prazo de adesão, que se encerraria no próximo dia 30, para até 20 de dezembro. Com isso, os inadimplentes terão mais um mês e 20 dias para negociar suas dívidas com até 100% de desconto em juros e multas moratórias.

O serviço teve início no dia 1º de agosto. Desde então, a Secretaria Municipal de Economia, Planejamento e Finanças (SEMEF) atendeu cerca de 58 mil pessoas físicas e jurídicas. Apesar disso, somente 22,9% dos atendimentos terminaram em acordos efetivados. Neste período, foram firmados 13.290 pactos de quitação de dívidas, sendo 6.109 em agosto, 3.267 em setembro e 3.914 entre 1º e 26 de outubro.

“O REFIS é uma grande oportunidade para todos os contribuintes inadimplentes que desejam ficar em dia com o município. Por isso, decidimos prorrogar o prazo de adesão ao programa. Os impostos arrecadados serão destinados a importantes setores da cidade, como saúde, educação e infraestrutura”, explica o prefeito Rogerio Lisboa.

O REFIS permite o parcelamento da dívida em até seis anos e com um grande desconto em juros e multas. Quanto menor o número de parcelas, maior será o desconto. “As dívidas podem ser parceladas em até 72 vezes, desde que o vencimento mensal não seja inferior ao valor de uma UFINIG (Unidade Fiscal de Nova Iguaçu), que está em R$ 69,02. Mas quem optar pelo pagamento à vista, não precisará pagar juros e multas”, alerta o secretário da SEMEF, Fabiano Muniz.

No caso de parcelamento em até 10 vezes, o desconto será de 95%. O contribuinte ainda poderá optar por parcelamentos entre 11 e 24 vezes (90% de desconto), 25 e 48 (85%), 49 e 60 (80%) e 61 a 72 vezes, com 75% de desconto em juros e multas.

Quem ainda desejar ingressar no REFIS pode ir à Central de Atendimento, no prédio da Prefeitura, Rua Athaide Pimenta de Moraes 528, Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, ou então fazer a negociação online acessando o Portal do Contribuinte (http://novaiguacu.rj.gov.br/contribuinte/). Podem ser negociadas dívidas de IPTU, ISSQN, taxa de poder de polícia e serviço, auto de infração e intimação, além de lançamentos efetuados por outros órgãos e entidades, exceto multas de trânsito. 

Para incentivar os contribuintes a procurarem o atendimento online, a Prefeitura criou uma página na Internet com todas as informações necessárias para a negociação. Pelo link www.novaiguacu.rj.gov.br/semef/refis2022, o contribuinte pode tirar dúvidas sobre quais os documentos necessários para a negociação de dívidas, quais os descontos oferecidos e possibilidades de parcelamento. Quem tiver dificuldades pode ainda conferir o passo a passo de como buscar o autoatendimento em dois vídeos ilustrativos, um na versão para computador e outro para celular.