Cumprindo o disposto no Artigo 36, Parágrafo 5º da Lei Complementar 141/2012, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu apresentou, na manhã da última segunda-feira (26), o Relatório do 2º quadrimestre de 2022, em audiência pública realizada pela Comissão de Saúde da CMNI. No documento estão demonstradas as realizações das ações e resultados obtidos em função das metas programadas conforme o Plano Municipal de Saúde e da Programação Anual da Saúde para este ano. Ponto muito positivo é a substancial redução de óbitos causados pela Covid-19, resultado da eficácia da vacinação.
Segundo Eduardo de Macedo Soares, subsecretário de Planejamento e Projetos, e Valéria Boechat, superintendente administrativa, ambos da Secretaria, a pasta utilizou 19,5% de recursos próprios em todas as ações, superior ao que é determinado constitucionalmente (15%).
As Clínicas da Família de Santa Rita, Vila Tânia, Palhada e Valverde foram totalmente reformuladas e já estão funcionando.
A gestão da saúde municipal está enquadrada no modelo de Gestão Plena, o que significa diálogo permanente com os setores da sociedade organizada. O vereador Dr. Marcio Guerreiro, presidente da Comissão de Saúde, conduziu a audiência ao lado do presidente da Casa, Dudu Reina.