TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

24 de ago. de 2022

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos



Merecido
O cineasta e produtor cultural Roger Hitz vem trabalhando com afinco na biografia de um dos nomes mais importantes da educação na Baixada e no Estado. Trata-se do Professor Valdir Vilela. Quem visitar o Facebook e buscar a página Valdir Vilela verá depoimentos importantes e poderá acompanhar o desenvolvimento do trabalho que vem sendo feito. Entre pessoas que falam de Valdir Vilela está o mestre Sérgio Fonseca, outra referência na educação e cultura, que foi professor da ABEU, fundada por Vilela.

André da Baixada
O deputado André Ceciliano (PT) é quem, realmente, entre os candidatos ao Senado Federal, tem mais vínculos com a Baixada. É para, no mínimo, ser o de maior votação na região. Caso não ocorra, a Baixada Fluminense deixará evidente que é mesmo uma região que respira o ar político da Capital sufocando as lideranças locais. Em períodos de eleição, é mais fácil ver às pessoas apoiando políticos que notadamente só lembram da Baixada em épocas eleitorais.

Mãe da Baixada
As campanhas eleitorais começaram. Cláudio Castro (PL), governador que tenta a reeleição, assim como Marcelo Freixo (PSB), são os dois principais candidatos ao Governo do Estado e que rivalizam nas redes. Ambos já estiveram em Nova Iguaçu, antes mesmo das campanhas oficialmente começarem. Isso mostra o potencial eleitoral da “cidade mãe” da Baixada no que se refere a votos. Mas, só após a eleição é que teremos uma real dimensão da representação política do município.

Mas, só para lembrar...
Em 2018, a cidade de São João de Meriti fez mais deputados do que Nova Iguaçu, mesmo considerando que o número de eleitores lá é bem menor que o da cidade iguaçuana. Isso revela que o voto do eleitor iguaçuano escoa para uma série de candidatos que chegam na cidade, mas não ficam nela na vida política, só a eleitoral.

Memória
A Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu criou o Centro de Memória Mario Marques e que passa a ser não só importante para Nova Iguaçu, mas também para as demais cidades que se emanciparam dela. É que muitas surgiram com a luta de homens que antes de serem prefeitos das terras que governaram, foram vereadores em Nova Iguaçu, como por exemplo, José Montes Paixão, que iniciou a carreira política-eleitoral exercendo mandato em 1951.

Triste
É triste às manhãs reveladoras das ruas do centro de Nova Iguaçu. Mas não só em Nova Iguaçu. Pessoas dormindo sob marquises têm sido cada vez mais frequente serem vistas, inclusive famílias inteiras. Mas é mais fácil ver o presidente fazendo gracinhas na TV do que se preocupar com a tragédia social que vive o Brasil.