ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA ESTÁ REALIZANDO RESIDÊNCIAS PEDAGÓGICAS, OFICINAS E ATIVIDADES DE CAPACITAÇÃO PARA JOVENS DA BAIXADA FLUMINENSE - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

31 de ago. de 2022

ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA ESTÁ REALIZANDO RESIDÊNCIAS PEDAGÓGICAS, OFICINAS E ATIVIDADES DE CAPACITAÇÃO PARA JOVENS DA BAIXADA FLUMINENSE

Até o fim do ano, também estão previstas aulas de canto coral e um circuito 
de concertos didáticos da OSB em escolas municipais da região


A Orquestra Sinfônica Brasileira está dentro da Baixada Fluminense. Cerca de 250 jovens da região, entre estudantes de escolas públicas e instrumentistas atendidos pelos projetos Orquestra Popular Ariano Suassuna e Universo da Música, ambos de Duque de Caxias; pelo Instituto Pastor Augustinho Valério, em Japeri; e pela Escola de Música Villa-Lobos, em Paracambi; terão a oportunidade única de estudar a música orquestral e de aprimorar elementos e práticas do universo sinfônico com os músicos da OSB, participando de residências pedagógicas, masterclasses, oficinas, entre diversas outras atividades. As ações são promovidas pelo projeto Conexões Musicais e contam com o patrocínio da NTS - Nova Transportadora do Sudeste.


Desde agosto, os músicos da OSB irão até as instituições, na Baixada, para conduzir residências pedagógicas com os jovens dos projetos sociais, dando continuidade ao trabalho já iniciado este ano e em anos anteriores com atividades virtuais. Depois, são os estudantes que irão até a sede da Orquestra Sinfônica Brasileira para ensaiarem juntos, num intercâmbio de conhecimento inédito.


O resultado desse conjunto de ações poderá ser presenciado pelo público em um grande concerto gratuito que marcará o encerramento das atividades, no dia 20 de novembro, quando os alunos das orquestras da Baixada vão se apresentar ao lado de instrumentistas da OSB, em um palco montado na Praça da Pioneira, em Duque de Caxias.


As ações fazem parte do Conexões Musicais, projeto de responsabilidade social da Fundação OSB, que tem como objetivo principal aproximar o público jovem da música de concerto e levar aprimoramento técnico a estudantes de música atendidos por projetos sociais parceiros.

“Essas interações são muito importantes para aprofundarmos o entrosamento, estimulando trocas e intercâmbios de conhecimentos, focando no aperfeiçoamento para a performance dos alunos no palco”, explica o Diretor Executivo da Orquestra Sinfônica Brasileira, Gregório Tavares.

AULAS DE CANTO CORAL E UM CIRCUITO DE CONCERTOS DIDÁTICOS EM ESCOLAS PÚBLICAS TAMBÉM ESTÃO NA PROGRAMAÇÃO

No âmbito das atividades para as orquestra sociais, os alunos dos polos participarão de oficinas de arranjo até o fim do ano; e de oficinas de luthieria de cordas, metais e madeiras em setembro. Outras ações já aconteceram este mês, como a masterclass de regência com o maestro Roberto Tibiriçá, um dos mais importantes nomes da música clássica brasileira, que visitou os pólos atendidos pelo projeto.

Além das atividades nas instituições, cerca de cem estudantes de seis escolas públicas da Baixada terão a oportunidade de aprender canto coral. As escolas atendidas são: Escola Municipal Frei Maurício Vianna, Escola Municipal Carlos Alberto Pereira dos Santos e Escola Municipal Pedro Lisa, todas de Japeri; CIEP Jornalista Sandro Moreyra e Escola Municipal Marilândia, em Duque de Caxias; e Escola Municipal Governador Roberto Silveira, em Paracambi.

Para ministrar as classes de coral, foram selecionados profissionais que já atuam nesses municípios, valorizando os talentos locais. Os participantes também se apresentarão no concerto de encerramento do projeto, na Praça da Pioneira, em Duque de Caxias.

A Orquestra Sinfônica Brasileira ainda vai promover, nos próximos meses, um circuito de concertos didáticos, com grupos de câmara, apresentando a música clássica para alunos e professores das escolas municipais citadas.

OSB TAMBÉM ORGANIZARÁ OFICINAS PARA APRIMORAR FERRAMENTAS DE GESTÃO CULTURAL DAS ORQUESTRAS SOCIAIS

Completando as atividades, os gestores dos projetos Orquestra Popular Ariano Suassuna, Universo da Música, Instituto Pastor Augustinho Valério e Escola de Música Villa-Lobos participarão de oficinas de gestão cultural com membros da OSB, juntamente com a Fomenta Consultoria, visando o aprimoramento dos seus conhecimentos técnicos em elaboração de projetos, Leis de Incentivo e em comunicação cultural.

“Não somente na música, também queremos levar o conhecimento de gestão da OSB para que as instituições atendidas possam aprimorar suas técnicas, gerando autonomia e possibilitando avanço em suas práticas para a realização e manutenção dos projetos”, reforça Gregório Tavares.

O Conexões Musicais é realizado pela Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira desde 2017, tendo promovido atividades educacionais e culturais envolvendo cerca de 30 municípios brasileiros.

A ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA

Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é considerada um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 82 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia.

Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura.

Para viabilizar suas atividades, a Fundação conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a NTS - Nova Transportadora do Sudeste, como patrocinadora master, e Vibra, Sergio Bermudes Advogados e Brookfield como copatrocinadores, além de um conjunto de apoiadores culturais e institucionais.

SIGA A OSB NAS REDES

Facebook – /orquestrasinfonicabrasileira
Youtube – /sinfonicabrasileira
Instagram - @OSBrasileira