EXPOSIÇÃO MARCO ZERO - UMA SUPERPRODUÇÃO PARA NOVA IGUAÇU E BAIXADA FLUMINENSE - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

4 de ago. de 2022

EXPOSIÇÃO MARCO ZERO - UMA SUPERPRODUÇÃO PARA NOVA IGUAÇU E BAIXADA FLUMINENSE

Cartaz da Exposição – Dezembro de 2018


O artista Leandro Miranda em parceria com a Diocese de Nova Iguaçu, o projeto de criação do Museu de Arte Sacra Diocesano (MAS-NI) e a Catedral de Santo Antônio de Jacutinga anunciam uma exposição com superprodução para Nova Iguaçu e Baixada Fluminense.

Em 2019, a Diocese de Nova Iguaçu comemorou de maneira singela 300 anos de Freguesia (Paróquia) de Nossa Senhora da Piedade do Iguaçu e 320 anos de devoção à Virgem que é Padroeira da Diocese e Co-Padroeira do município, com uma festa paroquial e uma procissão com a imagem original da Santa, datada de 1699. Tal imagem ficava na antiga Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade do Iguassú, em Iguaçu Velho, cuja ermida durante o século XVIII foi o embrião do que seria a Vila de Iguassú, antiga capital do município que seria atualmente Nova Iguaçu.

Mediante essa importante comemoração, no final de 2018 Leandro Miranda idealizou uma mostra de arte para comemorar a data e apresentou à Dom Gilson Andrade (recém-chegado), que logo aprovou e apoiou a ideia. A proposta era confeccionar trabalhos de arte inspirados na história da Igreja para uma exposição, que seria apresentada em setembro de 2020. Porém, com o advento da pandemia, tal proposta foi remodelada para o ano de 2022, para ser apresentada em paralelo com o Centenário da Semana de Arte Moderna e o Bicentenário da Independência. Esse “tempo extra” durante a pandemia pode ser investido mais profundamente nos trabalhos de pesquisa, resultando em um livro com cerca de 250 páginas que ainda será publicado, várias maquetes, mini esculturas, pintura à óleo, diversos desenhos e ilustrações artísticas digitais, fotografias, mapas originais e digitalizados, que vão contar a história da igreja de maneira cronológica. Tendo partido do Relatório das Visitas Pastorais de Monsenhor Pizarro, um visitador eclesiástico oficial que esteve na Freguesia de Nossa Senhora da Piedade do Iguassú em 1795, a exposição contará somente o século XVIII, deixando o século XIX e início do século XX para uma segunda temporada.

Toda a empreitada que resultou no acervo da exposição foi realizada em três anos e meio de muito trabalho e investimentos - indo das pesquisas à confecção em 3D - visando, também, o reaproveitamento de materiais e a sustentabilidade. Está, agora, em fase de criação do projeto de expografia, levantamento orçamentário e entrará em fase captação de recursos para a montagem da exposição. “Essa proposta é para chamar a atenção da sociedade em geral, políticos, empresários, instituições e associações para a importância da valorização de nossa história e do que somos, embasar o projeto de criação do Museu de Arte Sacra da Diocese de Nova Iguaçu e o quanto isso pode nos valorizar a nível de visibilidade, nos propagando de maneira inteligente, elegante e séria. Além de propor diversas influências positivas que vão desde a educação e a interferência no sociocultural; a preservação patrimonial, artística e identitária; a produção cultural e de arte; o turismo, lazer e entretenimento; abrir portas de trabalhos temporários e empregos diretos/indiretos etc.”, disse Leandro Miranda.

Tal mostra, que é um presente para Nova Iguaçu e Baixada Fluminense, ficará em cartaz entre os meses de novembro e dezembro na Catedral de Santo Antônio de Jacutinga, Igreja Matriz da Diocese e onde será instalado o futuro Museu de Arte Sacra. Em seguida circulará pelos outros seis municípios que compõem a Diocese (Belford Roxo, Mesquita, Nilópolis, Queimados, Japeri e Paracambi), logo após seguirá para Diocese de Duque de Caxias (quatro municípios) e, também, para o centro histórico do Rio de Janeiro, fazendo parte do quinquênio (2021-2025) de comemorações da Arquidiocese carioca, como atração oficial.

Leandro Miranda é iguaçuano, atua em diversas mídias artísticas/culturais e é membro da Comissão para os Bens Culturais da Diocese de Nova Iguaçu. Contato: leandromiranda2020@hotmail.com.