LITERATURA INFANTIL É DESTAQUE NA "TARDE DE AUTÓGRAFOS" DA SALA FENIG - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

9 de jun. de 2022

LITERATURA INFANTIL É DESTAQUE NA "TARDE DE AUTÓGRAFOS" DA SALA FENIG


A orientadora educacional Danielle Viana encontrou na leitura e na escrita um círculo de conhecimento. Para reforçar esses laços com os amantes da leitura, ela autografa nesta sexta-feira (10), às 14h, o livro “A Família Lobato e o Monstrinho Invisível”, na Sala de Leitura Fenig, no terceiro piso do TopShopping, no centro de Nova Iguaçu. A ação é do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita, da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

“Minha história começa quando tomo uma postura em relação à leitura e passo de uma leitora completamente passiva a alguém que influencia e incentiva as pessoas. Em 2018, comecei o 'Clube do Livro Pilar' (Projeto de Incentivo à Leitura e Autoestima Resgatada). Iniciei círculos de leitura na minha casa, depois uma biblioteca ambulante. Em 2020, no Instagram, durante a pandemia, meu projeto ganhou representatividade nacional”, lembra Danielle Viana.

Entre as inspirações da escritora estão os autores Fernando Pessoa e Clarice Lispector. Em homenagem ao centenário de Clarice, ela escreveu o texto “Sobre Mulheres”, lançado e disponível gratuitamente no site da Editora Inovar. “Gosto também de C.S. Lewis, que trabalhou na literatura fantástica, e Max Lucado, entre outros”, destaca.


O livro “A Família Lobato e o Monstrinho Invisível” é o primeiro livro infantil de Danielle. Uma imaginação de fã do “Sítio Picapau Amarelo”, de Monteiro Lobato. Ela pensou o universo do Sítio numa situação da pandemia. O Monstrinho Invisível é uma representação da Covid-19.

Nascida em São João de Meriti e moradora de Nova Iguaçu, Danielle lembra o amor pela cidade que adotou quando escreveu a poesia “Iguassú ou Nova Iguaçu para onde caminhas”. “Valorizo a leitura porque, através dela, você pode viajar a qualquer lugar”, diz inspirada.

“Eu acho o projeto 'Livros para Voar' uma incrível oportunidade para os escritores mostrarem suas obras. O incentivo à leitura é algo muito importante”, afirmou Danielle Viana, autora também de "O ato de ler e a (trans)formação do ser" (2021), "O Diário de Ester" (2021) e "O Grande Legado dos Profetas Menores" (2022).

Além da "Tarde de Autógrafos", a ação "Livros para Voar", da Fenig, recebe doações de livros, faz as publicações circularem pela cidade e fortalece os autores e a produção literária de Nova Iguaçu e da Baixada Fluminense. A ação é dedicada aos romances de ficção e não ficção, poesias, biografias e estilos literários diversos. A ideia é a democratização de leitura que amplia o conhecimento. 

São 11 totens com as caixas do projeto para receber doações de livros e para que qualquer pessoa possa pegar uma publicação gratuitamente para desfrutar da leitura. As caixas estão na sede da Fenig (Rua Governador Portela, 812, no centro de Nova Iguaçu), na Sala de Leitura Fenig (no TopShopping), Prefeitura de Nova Iguaçu, Hospital Geral de Nova Iguaçu (na Posse), Igreja Santo Antônio da Prata, Igreja São Miguel Arcanjo (em Miguel Couto), OAB Nova Iguaçu, Casa de Cultura, Casa do Professor, CEFET-NI e Loja Caçula Nova Iguaçu.