ALUNOS DA ESCOLA JOSÉ MARIANO DOS PASSOS SE ENCANTAM COM APRESENTAÇÃO DA ORQUESTRA JOVEM DE NITERÓI - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

8 de jun. de 2022

ALUNOS DA ESCOLA JOSÉ MARIANO DOS PASSOS SE ENCANTAM COM APRESENTAÇÃO DA ORQUESTRA JOVEM DE NITERÓI


Os alunos da Escola Municipal José Mariano dos Passos, no bairro Vilar Novo, em Belford Roxo, assistiram à apresentação dos quarenta músicos da Orquestra Jovem de Niterói comandada pelo maestro Evandro Rodrigues. O objetivo foi mostrar ao público infanto-juvenil o universo orquestral, seus instrumentos e desdobramentos sonoros. Os 630 estudantes ficaram encantados ao ouvirem o repertório que reuniu Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazaré, Villa-Lobos, Mozart e clássicos da Disney. A apresentação foi conduzida por um ator-cantor que encenou junto aos músicos sobre a primeira vez em uma apresentação de orquestra.


Emocionada com a apresentação, a secretária especial de Assuntos Pedagógicos, Rosângela Garcia, explicou que essa parceria com o Governo do Estado deu a oportunidade de os alunos conhecerem de perto o trabalho de uma orquestra. “E o projeto é formado por alunos assim como eles que precisam ter contato com essa cultura e conhecer esse repertório de artistas incríveis. Foi bonito ver nossos alunos participando de um momento tão lindo como esses”, resumiu Rosângela.


De acordo com a idealizadora do projeto Orquestra Jovem de Niterói, Luíza Carilo, o grupo se chamava Orquestra Jovem Aprendiz e foi rebatizada ano passado. Iniciada em 2007, a orquestra é formada por alunos egressos do Programa Aprendiz Musical da Prefeitura de Niterói. “Ao longo dos anos foram entrando novas gerações de músicos e sempre participando de festivais e concertos no eixo Rio-Niterói. Recentemente pensamos em como seria importante levar essa formação para municípios vizinhos como Belford Roxo e daí saiu a ideia da turnê. A intenção é levar a orquestra para dentro do ambiente escolar e aproximar esse universo dos alunos que estarão vendo também alunos que aprenderam música em suas escolas”, explicou Luiza.

ALUNOS SE INTERESSAM POR INSTRUMENTOS

A idealizadora ainda acrescentou que ver a orquestra de perto tira o mistério e distanciamento da música clássica e orquestral da mente das pessoas. “Isso não é distante da realidade deles, na verdade, é mais próximo do dia a dia, e com a apresentação ensinamos à criança e o jovem a perceber essa sonoridade”, concluiu Luíza, ao lado da representante da Secretaria Estadual de Cultura, Cláudia Raybolt, parceira do projeto. “Abraçamos a ideia e fazemos a articulação com os municípios para que a apresentação chegue nas escolas e mostrar o que é uma orquestra. Fiquei muito contente quando vi a relação de cidades escolhidas e é uma honra estar em Belford Roxo. Nos receberam com muito carinho”, disse Cláudia em sua segunda vez acompanhando o projeto.


Antes da apresentação, os amigos Victor Gabriel Cardoso e Alexandro Pereira Reis, 11 anos, já estavam com vontade de conhecer a flauta e o violino. Quando acabou a última música, eles ainda ficaram olhando maravilhados com os músicos e instrumentos. “Essa foi a primeira vez que vimos uma orquestra de perto e é igualzinha como no vídeo que a nossa professora nos mostrou. Gostamos muito das músicas e já quero aprender a tocar”, disse Alexandro. “Fiquei doido com eles tocando as músicas e vi que dá para demonstrar sentimentos com a melodia. Curtimos muito e já querendo assistir outra apresentação. E acho que vai nos ajudar a nos desenvolver junto com as notas musicais que podem ir de sons até músicas completas”, finalizou Victor Gabriel.