VICENTE LOUREIRO LANÇA NESTA QUARTA-FEIRA (27) SEU SEGUNDO LIVRO CHAMADO “TEMPO DE CIDADE" - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

27 de abr. de 2022

VICENTE LOUREIRO LANÇA NESTA QUARTA-FEIRA (27) SEU SEGUNDO LIVRO CHAMADO “TEMPO DE CIDADE"

Por Kátia Cavalcanti

O arquiteto, urbanista e escritor, Vicente Loureiro

Criativo e com o olhar atento para a melhoria das condições de vida e crescimento nas cidades. Este é Vicente de Paula Loureiro, arquiteto e urbanista e doutorando em Urbanismo pela Universidade de Lisboa, nascido em Paracambi e com uma forte ligação com a cidade de Nova Iguaçu.

Em 1973 Vicente começou a se interessar pelo urbanismo ao conhecer a cidade de Nova Iguaçu. Formou-se em arquiteto em 1977 e estagiou na Prefeitura de Nova Iguaçu. De lá pra cá, ele não parou. Vicente vive em Nova Iguaçu. Trabalhou na administração pública por mais de 36 anos. Exerceu a função de secretário do Estado do Rio de Janeiro e secretário municipal de Nova Iguaçu, Volta Redonda, Petrópolis, Barra Mansa e Paracambi, sempre relacionado ao urbanismo. Escreveu para o caderno “Mais Baixada”, do Jornal Extra, uma coletânea de artigos semanais de 2013 a 2019, a partir desses artigos foi criado o primeiro livro de Vicente chamado “Prosa Urbana”, publicado em 2020. Na manhã da última quarta-feira (20), o CL esteve com ele para um café da manhã dentro do Supermercado Vianense, e o entrevistou para que pudesse falar sobre a sua mais recente obra chamada “Tempo de Cidade”.

Sempre determinado e construtor de novos projetos para o futuro das cidades. “Tenho uma relação forte com Nova Iguaçu. Tudo que tenho, devo a essa cidade. Foi começando aqui que me interessei pelo urbanismo no ano de 1973”, comentou Vicente.

Trabalhos e projetos importantes são fatores relevantes no desempenho deste profissional. “Sou arquiteto e urbanista formado há 45 anos e desde sempre trabalhando no poder público e majoritariamente com as questões urbanas no exercício de atividades ligadas ao urbanismo. Fui secretário de Urbanismo em algumas cidades do Estado e estive no Governo do Estado por três vezes. Neste período, tive a oportunidade de trabalhar com planos diretores e leis de uso de ocupação do solo, código de obras, na parte de planejamento e regulação da vida das cidades e tive a oportunidade de me envolver com alguns projetos urbanos de escala, como o Shopping a Céu Aberto, em Nova Iguaçu, a Via Light, a transferência do pátio de manobra de Barra Mansa, o próprio plano diretor de Volta Redonda, entre outras iniciativas”, disse o arquiteto.

Projetos importantes do Estado do Rio de Janeiro foram realizados pelo urbanista Vicente Loureiro. “No Governo do Estado estive envolvido em projetos importantes como o Baixada Viva, o Prodetur ou mesmo o projeto mais recente de maior envergadura que foi a retomada da governança e do planejamento da Região Metropolitana do Rio de Janeiro”, disse Vicente.
 
As crônicas escritas por Loureiro nos últimos três anos deram vida ao seu segundo livro “Tempo de Cidade”. O livro retrata sobre o século das cidades e da sua infância vivida em Paracambi. “Sonhador e realizador, como homem de projeto sou o elo. O projeto é o elo entre o sonho e a realidade. É o primeiro passo para transformar sonhos em realidades e me posiciono como elo entre sonhos e realizações. Esse é o papel do projeto. Como trabalhei a vida inteira com planos e projetos para as cidades, sempre trabalhei na busca dos desejos e da capacidade de colocá-los de pé”, explicou o urbanista. 

Para Vicente a cidade ensina a convivência e os seus espaços mais relevantes. “Quando falo da Praça da Liberdade, é que a cidade nos ensina a convivência, o bom tempo e amiúde com seus espaços mais relevantes, as lições e as suas dimensões e as características introduzidas com noções de tamanho e dimensão. É uma experiência. Quando fui para o exterior, numa postura de admiração pelas cidades, me deparei com uma praça importante para ver se era grande, qual o tamanho e a medida de comparação que estavam gravadas da Praça da Liberdade que atravessei durante anos, todos os dias. Ela acabou virando uma espécie de calibrador de dimensões. Com ela que percebi que estava diante de uma praça maior ou menor, mais viva ou menos viva”, concluiu Vicente Loureiro. 

No próximo dia 27 de abril (quarta-feira), às 19h, na Livraria da Travessa, em Botafogo, Vicente Loureiro estará lançando seu livro “Tempo de Cidade”. Também terá lançamento em território iguaçuano no dia 30 abril (sábado), às 17h, na Praça de Eventos, 1º piso do TopShopping.