MUITO ANTES DE OBAMA - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

13 de dez. de 2021

MUITO ANTES DE OBAMA


É engano imaginar-se que, nos Estados Unidos, somente agora com a eleição de Barack Obama para a presidência da República os negros tiveram o seu devido reconhecimento por tudo que representam para a história e sobretudo para a cultura da mais poderosa economia do planeta, com seu incontrastável poder de mando a partir de um monumental aparato bélico-nuclear que consolidou o império. Isto se tornou evidente a partir da II Guerra Mundial e que só agora começa a dar sinais de declínio. O certo é que – fora dos campos esportivo e musical, em que os negros produziram personagens notáveis da grande aventura americana – em outras áreas também os afros pontuaram posições de grande relevo para que os EUA se transformassem no grande centro que é de dominação e poder.

Reproduzimos nesta edição, mais uma vez, material distribuído pela United States Information Service, a poderosa USIS que cuidou de propagar para o mundo todos os feitos da grande potência. Não só o CL mas todos os veículos dos países de sua área de influência recebiam regularmente releases do centralizado serviço de informação. E para ilustrar o que aqui está dito, o CL veicula neste Nossa Memória, como já o fizera em edições anteriores, nota intitulada Dr. Carter G. Woodson, uma condensação biográfica deste ilustre representante da comunidade negra norte-americana, falecido em 1950. A íntegra do texto que segue foi publicada na primeira página da edição de 22 de abril de 1951.

“O Dr. Carter G. Woodson, redator e autor norte-americano, que fundou a Associação para o Estudo da Vida e da História dos Negros. A associação foi organizada em Chicago, Illinois, em 1915, para levar a cabo pesquisas sobre a história do negro. O Dr. Woodson foi Reitor da Faculdade de Artes da Universidade de Howard, de 1919 a 1920. No princípio de sua carreira foi supervisor de escolas nas Ilhas Filipinas. Recebeu diploma de Bacharel em Artes e Professor de Artes, pela Universidade de Chicago, Illinois; Doutor em Filosofia pela Universidade da Harvard, Cambridge. Mass., e Doutor em Leis pelo Colégio Estadual de Virgínia, Pitts. Antes de sua morte, em abril de 1950, tinha parcialmente completado uma Enciclopédia Africana, em seus volumes. Nasceu em New Canton, Va., em 1875”.