TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

13 de dez. de 2021

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos



Não passou
Desde quando começou o registro dos números de óbitos por Covid-19 em Nova Iguaçu, a cidade acumula 2.139 mortes. O número de casos confirmados é de 31.015. Nos últimos dias o número de mortes diárias aparece em torno de dois casos. Portanto, é preciso ficar muito atento com os festejos natalinos e de fim de ano. A vacinação avançou, mas ainda temos muitos negacionistas que não se preocupam com as suas vidas e nem com as dos outros.

Turismo eleitoral
Nova Iguaçu é uma cidade turística em razão da sua história. Mas é mais turística em temporadas eleitorais (de quatro em quatro anos). Muitos vêm ao município para pedir votos e depois esquecem a cidade. Deveria prevalecer a máxima: “Trate bem o turista, mas não vote nele”.

Firmando base


Uma possível candidatura do presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), a uma vaga à Câmara Federal, afetaria alguns deputados que possuem redutos em Nova Iguaçu. Se André Ceciliano investir mais tempo na cidade – e isso deve acontecer quando começar a campanha –, a tendência é aproveitar para fazer palanque para a candidatura a presidente de Luiz Inácio Lula da Silva no município.

Reverter o quadro
Intensificar a candidatura do ex-presidente Lula na cidade é questão estratégica para amenizar resultados passados onde o PT teve um desempenho ruim. Nova Iguaçu é um dos maiores colégios eleitorais do Estado e, neste caso, buscar uma presença do PT no município é estratégico para a campanha de Lula.

Refluxo
Na campanha de 2018, o fenômeno da onda bolsonarista foi forte em Nova Iguaçu. E é isso que os estrategistas do PT estão de olho. Investir mais na cidade e fortalecer os palanques para o presidente Lula na Baixada Fluminense, em especial, em Nova Iguaçu e Duque de Caxias. É questão de estratégia que não só envolve interesses eleitorais do partido, mas a própria esquerda iguaçuana vai querer retomar um protagonismo maior na região e isso envolve outras legendas do campo de esquerda.

Exposição
Ontem (sexta-feira, dia 10), foi o último dia da exposição que contou a história de Silvino Hipólito de Azeredo Coutinho e dos 104 anos do Correio da Lavoura, que ficou disponível para o público no TopShopping. No entanto, há possibilidade de que a exposição seja levada para uma escola pública. Aguardem mais notícias.