TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

1 de nov. de 2021

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos


Novas regras


Segundo o advogado especialista em Direito Eleitoral, Carlos Frota, a Lei 14.211, de 1º de outubro de 2021, mudou na última hora alguns pontos relevantes para partidos montarem nominatas competitivas para alcançarem a legenda. “No meu entendimento, as mudanças foram positivas, pois estimula a redução da fragmentação partidária que no Brasil é uma das maiores do mundo”.

Novas regras II
“Para se ter uma ideia do problema, em 1988, os três maiores partidos do país detinham 45% do parlamento, hoje, chega perto de 28%. Mesmo o PT, que é a maior bancada da Câmara dos Deputados com 56 representantes, não é tão representativa assim, pois possui 11% da casa. A nova Lei dificultará a montagem de nominatas por partidos que não tenham penetração sólida no eleitorado”, concluiu Carlos Frota.

Dizem. Mas…


O que se comenta nos bastidores é que o prefeito Rogerio Lisboa (PP) poderá ser um vice cortejado pelo atual governador Cláudio Castro (PL) na busca pela reeleição. O problema é que para que isso seja possível, o prefeito tem que está apto a concorrer.

Efeito
Desde quando assumiu o cargo de prefeito em 2017, se reelegendo em 2020, Rogerio Lisboa não promoveu sequer uma entrevista coletiva com a imprensa. Caso venha candidato, ele vai sentir o efeito deste distanciamento com a imprensa local durante a campanha. Podem apostar nisso.

Exposição
A exposição que contará a vida de Silvino Hypólito de Azeredo Coutinho, fundador do Correio da Lavoura e prevista para acontecer em novembro na praça que leva o seu nome (de frente para a Prefeitura de Nova Iguaçu), está criando expectativa em um grupo de jornalistas que têm vínculos com a cidade, apesar de profissionalmente atuarem fora dela. Alguns deles com vínculos à ABI e que prometem comparecer.

Na ponta dos dedos
Hoje, a Câmara Municipal é composta por 11 vereadores. O que se espera é ver quantos destes irão se aventurar a uma vaga para deputado, seja federal ou estadual, nas eleições de 2022. Se o número for alto, poderá comprometer o quórum nas sessões.