DEUS SALVE A AMÉRICA - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

1 de nov. de 2021

DEUS SALVE A AMÉRICA


Durante os anos 40 e 50 do século passado, especialmente em razão da política de Boa-Vizinhança inaugurada por Roosevelt, no âmbito da América Latina, com ênfase para o Brasil, os serviços de informação norte-americanos não só surgiram (alguns), mas também foram ativados para propagar os Estados Unidos em escala planetária. Nunca se viu, em tempo algum, um esforço de propaganda de tal monta, pensado e organizado a partir do recrutamento de imensos recursos humanos, técnicos e financeiros que fizeram funcionar a máquina de propaganda e convencimento mais azeitada do século 20.

A máquina de propaganda nazista – inovadora de técnicas de sedução e convencimento até então nunca vistas – foi aproveitada em essência. Mas Tio Sam trocou no seu discurso ideológico o totalitarismo de dominação imperial calcado na supremacia racial ariana pelo paraíso democrático que Hollywood contribuiu como nunca para fantasiar e encantar o mundo, muito antes de alguém proclamar: “O sonho acabou”.

Neste sentido, a imprensa de todos os países da área de influência norte-americana foram fartamente servidos de material de divulgação e propaganda. O CL, naquele período inicialmente referido, foi um desses milhares de jornais que veicularam, em várias de suas edições, material distribuído então pelo USIS (United States Information Service).

Eis a legenda:

“Margareth Truman, filha do presidente norte-americano, ao lado do famoso compositor Irving Berlin, ensaia para o espetáculo de televisão em que ambos tomaram parte. O salário que correspondeu ao compositor, no espetáculo, foi por ele doado ao fundo denominado “Deus abençoe a América” (título de uma de suas composições mais famosas), para ser empregado em benefício dos escoteiros dos Estados Unidos”. (Foto USIS)