EXPOSIÇÃO SOBRE CARMELITA BRASIL É DESTAQUE NO 2º PISO DO TOPSHOPPING - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

11 de jun. de 2021

EXPOSIÇÃO SOBRE CARMELITA BRASIL É DESTAQUE NO 2º PISO DO TOPSHOPPING


A exposição “Carmelita Brasil – Vida e obra” será aberta no 2º piso do TopShopping na próxima segunda-feira, dia 14, às 14h, e vai permanecer até o dia 30 de junho. Serão expostas 14 placas com momentos da vida da primeira mulher eleita vereadora na cidade de Nova Iguaçu e no Estado do Rio de Janeiro. Carmelita Brasil foi eleita em 1947. A Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig) e a Secretaria Municipal de Cultura, órgãos da Prefeitura Municipal, apoiam o evento que retrata uma história fascinante e inspiradora de uma grande personalidade do nosso município.


Carmelita Brasil morou em uma casa na Rua Floresta Miranda, no Centro, onde hoje funciona um Centro de Atendimento Psicossocial. Mas não foi só a política que fez de Carmelita uma pioneira. Ela foi também a primeira mulher a ser presidente de uma Escola de Samba. Carmelita liderou a Unidos da Ponte de 1959 a 1979. Entre seus inúmeros talentos estava também a poesia e o incentivo ao esporte. Ela dá nome à Comenda concedida pela Câmara Municipal no mês de março, dedicada às mulheres que se destacam nas mais diversas áreas.

A pesquisa feita sobre a vereadora foi realizada pelos jornalistas Luiz Claudio Almeida dos Santos e Claudia Maria. O repórter fotográfico Paulo Santos, o cinegrafista Juarez Mariz e o historiador Antonio Lacerda fazem parte da equipe. “Agradecemos muito à família, na pessoa da sobrinha da vereadora, a senhora Nadia Ribeiro, guardiã da memória da tia, que nos ajudou nesse resgate. Carmelita foi uma grande mulher e agora podemos contar para todo mundo”, enfatizam os realizadores.