DR. GETÚLIO MOURA - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

22 de jun. de 2021

DR. GETÚLIO MOURA


Getúlio Barbosa de Moura sempre manteve ligações estreitas com a Família Azeredo. Dos filhos do fundador desta folha, Silvino de Azeredo, pelo menos três deles eram ardorosos getulistas: João, Silvino Filho e Estácio. Luiz, mais novo, nutria por Getúlio uma admiração à distância, sem deixar que a relação de amizade, que vinha do início do século passado e que unira as duas famílias – Azeredo e Moura –, turvasse sua visão crítica a respeito do líder de mais duradouro prestígio de Nova Iguaçu, quando havia vida política neste Município.

Prova disto é o trecho do longo “perfil” que Luiz fez dele na edição de 18.07.1981: “Getúlio Barbosa de Moura, mesmo em se levantando vozes impugnadoras, vozes dos que se lhe opuseram às vezes com razões justificáveis às atitudes e diretrizes ligadas ao interesse pessoal ou partidário, certamente há de sobreviver à própria morte pelo que, com dedicação e entusiasmo, com inteligência e amor, conseguiu plantar nesta terra eleita de seu coração”.

Esta introdução se justifica neste Nossa Memória que reproduz nota social registrando o natalício do então jovem líder, a 10 de junho, publicada na edição de 9 de junho de 1932. Eis a íntegra da nota:

“Registra a data de amanhã mais um aniversário natalício do ilustre Dr. Getúlio Moura, advogado dos mais brilhantes desta terra e figura das mais prestigiadas e queridas do povo iguaçuano.

Servido de inteligência brilhante, aprimorada cultura e da ideologia que o fez intemerato combatente da campanha de que resultou a implantação do atual regime político brasileiro, como presidente do núcleo do Clube 3 de Outubro deste Município, continua trabalhando infatigavelmente em prol de um Brasil melhor, com o mesmo ardor e desinteresse de quem sempre tem dado provas, desde que ingressou na política com o advento da Aliança Liberal até hoje.

Seus muitos amigos e correligionários, por certo, no dia de amanhã aproveitarão o ensejo para testemunharem ao distinto moço revolucionário a afirmação de sua solidariedade e de seu grande apreço a cuja manifestação nos associaremos, cumprimentando-o cordialmente”. (Foto do arquivo do CL)