DUAS GERAÇÕES - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

11 de mai. de 2021

DUAS GERAÇÕES


Na edição de 11 de outubro de 1942, na página do Ginásio Leopoldo veiculada 
por este semanário, sob o título Duas gerações, em cima do texto-legenda paginado entre duas fotos, a do Prof. Leopoldo Machado e a do Prof. Leonardo Carielo de Almeida, lê-se o seguinte:

“O Prof. Leopoldo Machado completou a 30 de setembro mais um ano de existência duplicadamente vivida.

O Prof. Leonardo Carielo de Almeida completa, a 13 de outubro, mais um ano de vida exemplarmente vivida.

A Diretoria Técnica do Ginásio homenageia, hoje, essas duas gerações. O Prof. Leopoldo Machado é o plasmador de caracteres. O Prof. Leonardo, bebendo os seus exemplos, em continuação aos do lar, é o prolongamento de um ideal. Felizes os educadores que podem contar com bom exemplo pelo menos, criado à sua imagem e semelhança. Mais felizes, porém, os alunos, que podem encontrar, na sua caminhada, mestres que ensinam e exemplificam.


Ao Prof. Leopoldo e ao Prof. Leonardo, duas jóias raras do magistério pátrio – um, pondo o ponto na sua tarefa exaustiva e nobre; outro prosseguindo na mesma linha a mesma tarefa nobre e exaustiva – as nossas felicitações e os melhores almejos de felicidades, para eles e para o Brasil”.

O texto-legenda produzido pela própria Diretoria do Ginásio Leopoldo, no distante ano de 1942 – portanto, há 79 anos –, pode parecer um tanto estranho para os leitores de hoje, pela sua exaltação a dois professores – Leopoldo Machado e seu exemplar discípulo, Leonardo Carielo de Almeida – que foram modelos, para os padrões patrióticos que norteavam o exercício do magistério na época do Estado Novo.