Realizado anualmente para celebrar o dia 30 de abril, projeto
Baixada em Foco desta vez tem programação predominantemente online
Em comemoração ao Dia da Baixada Fluminense, nesta sexta-feira (30), o Sesc RJ preparou uma programação temática que começou em meados de abril mas que se intensifica a partir da data comemorativa e se estende por todo o mês de maio. Trata-se do Baixada em Foco, projeto realizado anualmente nas unidades do Sesc em Duque de Caxias, Nova Iguaçu e São João de Meriti e que tem como objetivo valorizar os patrimônios naturais, culturais, históricos, econômicos, humanos e sociais da região.
Por conta da pandemia, este ano a programação é predominantemente online. Entre as atividades, está a série de lives “Essa Cia tem História”. Nas conversas virtuais, companhias artísticas da região dividirão a sua trajetória e os bastidores do seu trabalho com o público pelas redes sociais. Neste dia 30 de abril, às 15h, no Instagram do Sesc Duque de Caxias (@sescduquedecaxias), quem conduz a atividade é o Grupo Cultural Código, de Japeri. Já as 19h, no perfil do Sesc São João de Meriti (@sescsaojoao), é a vez da Cia Cerne compartilhar suas histórias com os internautas (nas fotos, Leandro Fazolla e Vinicius Baião, da Cia Cerne).
A programação online se estende ao longo no mês com uma série de atividades nas áreas de assistência, cultura, educação, lazer e saúde. Entre elas estão apresentações artísticas, curso sobre patrimônio histórico, live sobre jornalismo digital, oficina gastronômica com comidas típicas, bate-papo esportivo, conversas sobre empreendedorismo – tudo com foco na Baixada Fluminense e convidados da região.
SOLIDARIEDADE
Entre as ações presenciais, está a distribuição de 8 toneladas de alimentos para entidades socioassistenciais de 4 municípios. Os donativos foram arrecadados pelo Mesa Brasil Sesc RJ - programa de segurança alimentar e nutricional do Sesc RJ – junto a produtores rurais da Região Serrana. Eles serão revertidos para pessoas em vulnerabilidade social, numa ação que conta com o apoio dos sindicatos varejistas locais. São João de Meriti e Nilópolis receberam os alimentos nesta quarta e quinta-feira (28 e 29/4). Nos dias 4 e 5 de maio será a vez de Nova Iguaçu e Duque de Caxias. Os quatro municípios estão entre os 22 que serão atendidos com uma doação total de 50 toneladas de alimentos. Confira a programação completa do projeto Baixada em Foco em www.sescrio.org.br.