MENNA BARRETO - O NOVO INTERVENTOR DO ESTADO EM 1931 - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

20 de abr. de 2021

MENNA BARRETO - O NOVO INTERVENTOR DO ESTADO EM 1931


Na edição de 4 de junho de 1931, o CL estampava no alto de sua segunda página uma notícia que anunciava os novos tempos apontados para o Estado do Rio de Janeiro, um ano após o movimento revolucionário de 1930 que colocou Getúlio Vargas no poder. A notícia, em grande destaque, dava conta da nomeação, pelo Governo Provisório, do General Menna Barreto para dirigir os destinos da Velha Província. A foto do General ilustrava a matéria, em box, cujo texto reproduzimos na íntegra:

“Está felizmente solucionado o rumoroso caso da Interventoria deste Estado.

O Governo Provisório, com criterioso acerto, nomeou para substituir o Dr. Plínio Casado, o Sr. General João de Deus Menna Barreto, cidadão de elevadas virtudes e militar dos mais brilhantes do Exército Nacional.

Como componente da Junta Governativa que assumiu o governo a 24 de outubro, e em cujo posto mais uma vez deu provas do seu patriotismo e valor, sem compromissos com as várias correntes políticas que se digladiam no Estado e ainda certo das necessidades do dia-a-dia agravadas pela miopia dos que têm governado a Velha Província, como bem frisou no seu discurso de posse, tudo fará para harmonizar a família fluminense, atendendo os justos reclamos do povo. (...)

Os auxiliares que irão formar o novo ministério do ilustre Interventor serão os seguintes: Interior – Dr. Edgar Costa, Fazenda – Agenor de Roure, Obras Públicas – Dr. Americano Freire, Chefe de Polícia – Dr. Nascimento Silva, e Prefeito de Niterói – General César Noronha. (Foto do arquivo do CL)