TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

9 de mar. de 2021

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos



Irresponsabilidade


No perfil pessoal do deputado federal Otoni de Paula (PSC), que ano passado chegou a se apresentar como candidato a prefeito de Nova Iguaçu, na noite da última quinta-feira (4), foi comunicado que o ex-prefeito Nelson Bornier havia falecido. A notícia se espalhou, mas tudo não passou de mentira. O deputado, depois de ter contato com o filho de Nelson, Felipe Bornier, voltou às redes para desmentir a notícia.

Fama de polêmico
O deputado federal Otoni de Paula (PSC) é polêmico mesmo. Gosta de chamar atenção. Quando foi vereador no Rio de Janeiro e aliado do ex-prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), Otoni chegou a responder por ações homofóbicas na Câmara, ao dançar imitando uma “franga”, na tentativa de ironizar o então vereador do PSOL, Tarcísio Mota.

Afrouxamento
Nova Iguaçu está vivendo tempos de normalidade e até mesmo o Calçadão, que há anos não dava sinal de tanta desorganização, com bancas espalhadas ao longo dele, voltou a acontecer depois de anos. Mas agora são os lojistas que espalham seus produtos em plena passagem de pedestres. A fiscalização é cega ou conivente. Ou ambos.

Carmelita Brasil
A primeira vereadora da história de Nova Iguaçu, que em breve vai virar nome de Comenda na cidade, será artigo na revista produzida pelo departamento de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Além de ter sido a primeira vereadora de Nova Iguaçu, Carmelita também foi a primeira presidente de uma escola de samba, a Unidos da Ponte.

Carmelita Brasil 2


Além de virar Comenda e se tornar artigo na Alerj, Carmelita Brasil será homenageada dia 17 março pelo presidente da Câmara, vereador Dudu Reina (PDT), ele que é um entusiasta do resgate sobre a vida de Carmelita. Ainda neste dia, será apresentado um vídeo com o depoimento da sobrinha de Carmelita Brasil que mora em São João de Meriti. No vídeo, o também historiador Antônio Lacerda, falará um pouco da história de Carmelita Brasil.

Carmelita Brasil 3
A importância do resgate histórico de Carmelita Brasil é dar o devido valor a uma mulher que foi pioneira na política em Nova Iguaçu, tanto como vereadora, como mulher que presidiu uma escola de samba. Mas não para por aí: Carmelita também se dedicou ao esporte e em defesa do funcionalismo público.

Carmelita Brasil 4
Sou um dos que fazem parte do resgate histórico desta personagem. Mas também fazem parte a jornalista Cláudia Maria, o cinegrafista Juarez Maris, o fotógrafo Paulo Santos e o orientador e historiador Antônio Lacerda. Os visitantes ficarão surpresos com tantos documentos pessoais da vereadora que foram cedidos pela sobrinha de Carmelita Brasil, e que hoje é um dos membros da Unidos da Ponte, Nádia Ribeiro.