ESPETÁCULO “RICARDO III - UM HOMEM DO SEU TEMPO” PERCORRE TRÊS CIDADES DA BAIXADA E AINDA CONTA COM OITO APRESENTAÇÕES ONLINE, TODAS GRATUITAS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

4 de mar. de 2021

ESPETÁCULO “RICARDO III - UM HOMEM DO SEU TEMPO” PERCORRE TRÊS CIDADES DA BAIXADA E AINDA CONTA COM OITO APRESENTAÇÕES ONLINE, TODAS GRATUITAS

Em uma visão periférica da obra de Shakespeare, o solo narrativo 
trás a tona a disposição humana de fazer qualquer coisa pelo poder


Uma bola de futebol, uma espada, a camisa de um time, três esqueletos e Shakespeare. O que tudo isso tem em comum? Todos compõem a estrutura narrativa de “Ricardo III - Um Homem do Seu Tempo”, que com uma visão periférica explora a obra de Shakespeare, se apropriando de uma linguagem bastante popular. E não estamos aqui falando da obra imortalizada pelo poeta e dramaturgo inglês, mas sim, da releitura dramaturgica, encenada por Alexandre Gomes e dirigida por Wellington Fagner que percorrerá diversos palcos da Baixada Fluminense no mês de março.


As apresentações acontecem sempre de quinta a sábado às 19h e domingos às 18h nas quatro semanas de março em diferentes locais. De dia (4) a (7), na Sala de Espetáculos Amir Haddad em Nova Iguaçu. Na terceira semana as apresentações serão de 18 a 21, no Espaço Grupo Código em Japeri e a última semana de exibição acontece em Queimados, de 25 a domingo 28, no Cine Teatro Delcy de Souza. A temporada ainda contará com oito apresentações online às terças e quartas (23), (24), (30) e (31), sendo duas por dia, uma às 19h e outra às 21h, via plataforma Zoom os ingressos serão gratuitos e podem ser adquiridos pelo Sympla .Já os ingressos das apresentações presenciais podem ser retirados com duas horas de antecedência na bilheteria de cada local.

Através dos aspectos de um homem histórico e de um homem-personagem, o espetáculo que é de realização da Cia Atores da Fábrica, reúne premiações na categoria Inovação pela rede Baixada em Cima, no Prêmio Shell (2017) e Melhor Espetáculo na 2ª edição do FESTFLUM (2016), sugere que o espírito do rei deformado - devido a uma escoliose, acentuada por Shakespeare para representar a sua imensa falta de caráter - e sanguinário, que governou a Inglaterra entre 1483 e 1485, ainda vive entre nós.

Por meio da abordagem popular a montagem ratifica o quanto Shakespeare é acessível a todas as pessoas.“Shakespeare sempre foi popular. Com o tempo se criou a lenda que essa escrita só servia para a elite, como se os textos fossem incompreensíveis, mas o famoso pentâmetro iâmbico shakespeariano da época se compara ao cordel ou ao rap de hoje, ou seja, tudo o que Shakespeare escreveu se encaixa a todos”, destaca Alexandre.

O monólogo traz a sede pelo poder e a corrupção humana - temas acentuados nos dias atuais -, como as tensões centrais da narrativa, tendo o ponto de partida culminando na descoberta da ossada do monarca caçula, rejeitado pela mãe, Ricardo III.

CIA DE ATORES DA FÁBRICA

Criada em 2005 como fruto da Escola Fábrica dos Atores e Materiais Artísticos ( F.A.M.A.) desenvolve uma pesquisa de linguagem através do teatro físico,onde o rigor técnico e o ritmo da cena obedecem organicamente ações sincronizadas,abordando em seus espetáculos, temas e textos que visam provocar a reflexão do espectador. A Cia participou de importantes festivais nacionais e intercâmbios internacionais. Com destaque para “Construção”, “O Mágico de Oxente” e “Panchito Gonzalez”.

OSSADA DA SORTE

É 2012 e um grupo de arqueólogos da Universidade de Leicester na Inglaterra, deslocam-se para uma antiga igreja há tempos apagadas pela história, transformada hoje em um estacionamento e deparam-se com a ossada de um dos mais polêmicos reis britânicos da dinastia York, o Ricardo III. ,

A descoberta que rendeu um reenterro aos restos mortais do monarca, foi um marco na história do até então concorrente ao rebaixamento, Leicester City. Pois, no ano de 2015, quando os restos mortais de Ricardo III foram transferidos para a catedral da cidade de Leicester, o time regional ganhou sete dos nove jogos disputados.


E não parou por aí, no ano seguinte, em uma disputa pelo título nacional de um campeonato multimilionário, o time que contava com um dos elencos mais baratos e vindos da segunda divisão, o Leicester City se consagrou como vencedor do campeonato, garantindo seu primeiro título em mais de 130 anos de história. Acontecia ali o que ficou conhecido pela imprensa esportiva como o maior marco na história dos clubes de futebol.

ESCAPADINHA REAL

Além de carregar uma história carregada por tensões, alianças políticas e ambição exacerbada, Ricardo III, mesmo morto, rendeu mais um polêmica, desta vez, que coloca em xeque a sucessão real da Inglaterra.

Na descoberta da ossada encontrada no estacionamento de Leicester, um exame de DNA foi realizado para descobrir a real identidade de quem estava enterrado ali. No exame mitocondrial (passado de mãe para filho) o resultado foi positivo, contudo, no exame de cromossomo Y (passado de pai para filho), o exame revelou uma quebra na cadeia paterna em algum ponto entre tataravô de Ricardo e um de seus sucessores do século XVIII, aponto que, um ou mais maridos da realeza foram traídos.

O estudo apontou que além de Ricardo III, Eduardo IV, Henrique IV, V e VI e toda a dinastia Tudor, podem ter sido afetados por esta infidelidade.

A Sala de Espetáculos Amir Haddad, fica localizada na Av. Getúlio de Moura, 1302 - Centro, Nova Iguaçu. O Espaço Grupo Código fica localizado na Rua Davi, 198-234 - Nova Belém, Japeri. O Cine Teatro Delcy de Souza fica localizado na Rua Macaé, 430 - São Roque, Queimados.

FICHA TÉCNICA

Adaptação e Concepção: Alexandre Gomes e Wellington Fagner
Texto Final: Alexandre Gomes
Direção: Wellington Fagner
Atuação: Alexandre Gomes
Supervisão Cênica: Julio Adriao
Provocador Cênico: Amir Haddad
Música em Cena: Mateus Amorim
Figurino: Alessandra Fernandes
Orientação de Figurino: Daniele Geammal
Preparação Vocal: Jane Celeste
Operador de Luz: Wellington Fagner e Victor Mello
Intérprete de Libras: Marcos Henrique
Design Gráfico: Samuel Santiago
Gerenciador de Mídias: Thiago Viana
Fotógrafo: Danilo Sérgio
Registro Audiovisual: Felipe Chueng
Produção: WDO Produções
Direção de Produção: Wellington de Oliveira
Produção Executiva: Alessandra Fernandes
Assessoria de Imprensa: Monteiro Assessoria
Realização: Cia Atores da Fábrica

SERVIÇO

RICARDO III - UM HOMEM DO SEU TEMPO

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 ANOS

TEMPO: 60 minutos

LOCAL: SALA DE ESPETÁCULOS AMIR HADDAD - Nova Iguaçu –RJ

ENDEREÇO: Av. Getúlio de Moura, 1302 - Centro, Nova Iguaçu - RJ

DATA: 04, 05, 06, e 07/03

HORA: Quinta a sábado às 19h | Domingo, às 18h

ENTRADA: gratuita

LOCAL: ONLINE (8 APRESENTAÇÕES)

PLATAFORMA: ZOOM

DATA: 23, 24, 30 e 31/03

HORA: às 19h e 21h

INGRESSOS: GRATUITOS PELO SYMPLA

LOCAL: ESPAÇO GRUPO CÓDIGO – Japeri – RJ

ENDEREÇO: R. Davi, 198-234 - Nova Belém, Japeri - RJ

DATA: 18, 19, 20 e 21/03

HORA:Quinta a sábado às 19h | Domingo, às 18h

ENTRADA: gratuita

LOCAL: CINE TEATRO DELCY DE SOUZA – Queimados –RJ

ENDEREÇO: Rua Macaé, 430 - São Roque, Queimados-RJ

DATAS: 25, 26, 27 e 28/03

Quinta a sábado às 19h | Domingo, às 18h

ENTRADA: gratuita