TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

8 de fev. de 2021

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos



Reeleito
O presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), mostra o quanto é hábil na arte de fazer política e saber dialogar com todos os setores políticos representados na Alerj. Não é a toa que o moço foi reconduzido para presidir a Casa. Hoje, sem dúvidas, na Baixada Fluminense, ele pode ser visto como o grande nome da política.

Reforma
O prefeito Rogerio Lisboa sinaliza que se fizer a reforma do secretariado, ela não será ampla como muitos imaginavam. Até o momento, pelo que indica, os secretários deverão permanecer nas suas pastas. Resta saber se essa decisão que parece ter sido tomada pelo prefeito perdurará até o fim deste ano.

Cada vez mais firme
No fim do ano passado surgiram boatos de que o secretário municipal de Saúde, Manoel Barreto, poderia ser sacado do cargo por motivos de ambições políticas de aliados do prefeito Rogerio Lisboa. Mas ao que indica o andar da carruagem, pelo trabalho que vem fazendo desde quando assumiu a pasta, e em especial, neste momento de pandemia, Manoel Barreto não só fica como também reforça o quanto tem sido importante.

Cada vez mais firme II
Todos sabem que a Saúde é a menina dos olhos do deputado federal Dr. Luizinho (PP), aliado do prefeito e ex-secretário municipal de Saúde e do Estado. Mesmo assim, não acredito que o prefeito entregaria o comando da pasta para que o deputado faça indicação na titularidade dela. A permanência de Manoel Barreto virou uma espécie de trunfo para as ambições políticas do prefeito caso pretenda sair para disputar algum cargo.

Acertei
Disse que Rosângela Gomes, deputada federal pelo Republicanos, estaria na chapa da nova Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, em Brasília. Ela está na chapa eleita para ocupar a 4ª Secretaria. As suas ações vão ganhar mais visibilidade e passa a ser a primeira – e única – deputada de Nova Iguaçu que galgou espaço dentro da Câmara Federal.

Vai dar melelê
Vou repetir para não dizerem que foi sorte acertar: essa coisa de pensar em entregar o Calçadão de Nova Iguaçu para entidades representativas de classes comerciais vai dar pano pra manga caso seja efetivada. Depois não digam que não foram avisados.

Nos preparos
O novo presidente da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, Dudu Reina (PDT), mesmo neste período de recesso parlamentar, não deixa de acompanhar e se dedicar aos trabalhos da Casa. Está cheio de gás para implementar novos projetos que devem se tornar públicos assim que as sessões plenárias voltarem. Tudo isso depois do Carnaval.