TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

8 de set. de 2020

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos



Intervalo curto

Em caso de acontecer um segundo turno nas eleições municipais de 2020, dependendo da diferença de votos entre o primeiro e o segundo colocado, a contagem de dias para uma virada nos votos terá menos tempo de intervalo entre um turno e outro do que nas eleições anteriores. Caso as eleições deste ano acontecessem dentro do calendário eleitoral, teria entre o primeiro turno, que aconteceria no dia 4 de outubro, e o segundo turno que aconteceria no dia 25 outubro, um período compreendido em 21 dias. Mas com o novo calendário eleitoral, em razão da pandemia, o prazo entre um turno e outro estreitou nada menos que uma semana.

Com o primeiro turno das eleições marcado para o dia 15 de novembro, o segundo turno acontecerá dia 29, espaço que totaliza entre uma data e outra apenas 14 dias. Ou seja: uma semana a menos no intervalo, isso caso as eleições ocorressem dentro da normalidade do calendário eleitoral. Terá um prazo de duas semanas, diferente de três semanas que antes marcava o intervalo entre os turnos, o que por si só levará o segundo colocado a ter que correr mais ligeiro ainda que em eleições normais.

Para os marqueteiros das campanhas, esse prazo estreito deverá dificultar as estratégias. É fato que isso jogará muito peso na disputa pelas redes e na mudança de tom no horário eleitoral gratuito de um turno para o outro. Somado a isso, a busca dos dois principais candidatos que forem para o segundo turno pelos demais apoios dos outros concorrentes terá que ser mais ligeiro. E neste caso, creio eu, aquele que vencer o primeiro turno não terá apenas a vantagem na diferença de votos. Ele terá uma vantagem, também, no espaço menor entre um turno e outro.

Letinho dispara… Na convenção


Saindo na frente em relação às demais legendas, o PSC confirmou, na manhã da segunda-feira (31), o nome do advogado Dr. Letinho como o candidato a prefeito de Nova Iguaçu pela legenda na eleição 2020. Com chapa “puro sangue”, o vice do Dr. Letinho será o ex-secretário municipal de Segurança Pública, Cel. Penteado.

Caladão


O deputado estadual Anderson Moraes (PSL) teve uma das contas bloqueadas pelo Instagram. Ele reclama que entrou em contato com o aplicativo reclamando que havia mais de 50 mil seguidores e que isso o prejudicaria. Para lembrar, o deputado é aquele que disputou a vaga de vereador em 2016 pelo PCdoB e foi parar no PSL em 2018. Eleito deputado estadual com discurso de “Ideologia Brasil”. Resta saber qual!

Republicanos em convenção


Thiago Rachid deverá ser confirmado vice da deputada federal Rosângela Gomes (Republicanos) na disputa pela Prefeitura de Nova Iguaçu. A convenção acontece na próxima segunda-feira (7). As eleições deste ano será a estreia de Thiago na política eleitoral.

Pegadinha

A oposição não é fácil. Andam espalhando que Tuninho da Padaria (PV), não será o vice do prefeito Rogerio Lisboa. O engraçado disso, é que quem anda espalhando essa informação é do partido opositor ao prefeito. Por enquanto, Tuninho segue como um dos mais cotados.