TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

10 de dez. de 2019

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos


Capengando
Esta semana uma decisão da Justiça Eleitoral deixou o prefeito Rogerio Lisboa (PL) capenga para concorrer no próximo pleito, caso queira disputar. Como vínhamos dizendo aqui, ele poderia perder e ter a vida política complicada. E teve. Por enquanto, com a derrota de 4 x 3 no TRE e que ainda cabe recurso, Lisboa passa a ser o “azarão” no páreo, isso se não surgir uma decisão que possa tirá-lo do cargo e ainda deixá-lo inelegível.

Capengando II
Entre as coisas que fez Lisboa ser derrotado está o que seria a ação de um escritório vinculado à sua campanha e responsável por denegrir a imagem do seu adversário fazendo uso de fake news. No processo, Abel Lumer Júnior seria o responsável pela manutenção da página nas redes sociais.

Capengando III
Aber Lumer Júnior é jornalista e especializado em marketing político. Ele é da empresa IDGT Comunicação, que tem sede na Rua Marques de Abrantes, no Flamengo. Abel, inclusive, é considerado, segundo fontes de dentro da Prefeitura, um forte oponente da jornalista Mônica Ramos, responsável pela comunicação do prefeito.

Capengando IV
Ainda sobre o Abel Lumer Júnior: quem visitar o site da empresa IDGT Comunicação, do rapaz, verá que um dos clientes é o PR, legenda pela qual Rogerio Lisboa foi eleito. Mas há também partidos como o PODEMOS, o NOVO e o PP.

Pensamento do guru
Abel Lumer, o “guru” da campanha de marketing político do prefeito Rogerio Lisboa (PL), também aparece na página da empresa IDGT Comunicação no Facebook com opiniões políticas, entre elas sobre a reeleição de Gleisi Hoffmann do PT, e diz: “A reeleição de Gleisi Hoffmann à presidência do PT, mostra que o partido não faz a mais pálida ideia do que aconteceu nas eleições de 2018”.

Mas, falando do Lisboa…
Uma denúncia apresentada ao TCE aponta que o prefeito Rogerio Lisboa contratou um escritório de advocacia à bagatela de R$ 3.683.697,29 e que este ano já embolsou R$ 431.150,22. O escritório de advocacia é para recuperação dos “royalties do petróleo”. Isso ainda vai dar muito o que falar, pois existe uma Procuradoria Geral Municipal que conta em seus quadros com inúmeros advogados.

Afastamento
Não creio que o prefeito seja afastado tão cedo do cargo. Mas não duvido que não possa vir à reeleição. E é isso que me preocupa.  

Cereja do bolo
Segundo informações que chegaram a esta coluna, o caso fake news não está só na questão do Poder Judiciário. Contaram que até a Polícia Federal está apurando. Então, vamos aguardar para ver se confirma.