PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA É A FAVOR DA FUSÃO GB-RJ - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

10 de dez. de 2019

PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA É A FAVOR DA FUSÃO GB-RJ

Tão logo começou a ser suscitada, a fusão proclamada pelo governo militar entre o antigo Estado do Rio de Janeiro e o Estado da Guanabara provocou uma série de discussões não só nos meios políticos, mas sobretudo nos setores empresariais dos dois estados e, consequentemente, nos meios de comunicação que então repercutiram amplamente todos os debates que se procederam em torno da questão polêmica.


Na edição de 28 de janeiro de 1968, seguindo esta onda, também o CL deu divulgação, em sua primeira página, às declarações do então presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, deputado Álvaro Fernandes. Eis o texto:

“Em entrevista à imprensa, o deputado Álvaro Fernandes, presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, mostrou-se favorável à anexação da Guanabara ao Estado do Rio, afirmando: ‘Acredito, de sã consciência, que nenhum homem público deste Estado seja contra a fusão dos dois estados, porque de território desmembrado da terra fluminense, cuja situação geográfica já lhe dá uma integração física e natural’. Acha o parlamentar que a anexação não trará prejuízos de caráter político para os fluminenses.

Afirmou ainda o Sr. Álvaro Fernandes que o mais importante é sabermos a forma pela qual vai ser feita a fusão, ‘para que nenhum dos dois estados venha a sair prejudicado, e que tudo vise ao interesse do futuro grande Estado’”. (Foto do arquivo do CL)