UNIDOS FISHING – PROJETO OFERECE CAIAQUISMO PARA PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS - Correio da Lavoura

Últimas notícias

5 de nov. de 2019

UNIDOS FISHING – PROJETO OFERECE CAIAQUISMO PARA PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS


Um projeto no Rio de Janeiro vem chamando a atenção de pais e responsáveis por crianças, jovens e adultos especiais, que por oferecer atividades de caiaquismo. Uma atividade não muito comum, principalmente no mundo dos especiais. O projeto chamado Unidos Fishing – UM DIA ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS, se reúnem uma vez a cada três meses na PRAIA de ITACURUÇA, em MANGARATIBA – RJ, e tem como objetivo a inclusão e a socialização de crianças, jovens e adultos especiais junto ao esporte. 

Como também proporcionar atividades que colaborem com a coordenação motora, equilíbrio entre outros, uma vez que as atividades são físicas. A Coordenação do Projeto é feita por Anderson Montenegro que é fundador do grupo de pesca de caiaque UNIDOS FISHING e um dos Diretores da Liga KAYAK FISHINGRJ – BRASIL e organizador do maior evento de Kayak Fishing do Brasil. 


Atualmente o projeto conta com a colaboração de outros grupos de caiaques tais como, VARA ARMADA, AMIGOS DO CAIAQUE RJ, MOTIVO DO DIVÓRCIO, entre outros, todos pertencentes a LIGA KAYAK FISHING RJ – BRASIL, que por meio dos seus líderes abraçaram esta causa. O objetivo do projeto e poder atender com o tempo mais crianças, jovens e adultos especiais e apresentá-los ao nosso esporte. 

O grupo composto por uma equipe multidisciplinar alem do líder do projeto Anderson, há também psicopedagoga, salva-vidas e bombeiros. O projeto conta com o apoio de voluntários e de profissionais de educação física para dar suporte as atividades e uma Comissão de Pais que atuam na divulgação pelas redes sociais do evento. Atualmente temos especiais de várias localidades do Rio, Baixada, Niterói e Região dos Lagos, mais isto tudo demanda tempo e recursos financeiros, somos um grupo que funciona pelas contribuições dos seus membros que mensalmente contribuem. 


O primeiro encontro foi no dia 17 de dezembro de 2018, o segundo aconteceu no dia 24 de março de 2019 e o terceiro acontecerá no próximo dia 27 de outubro de 2019 na Praia de Itacuruça. O grupo destina-se a responsáveis interessados em participar do evento nas praias de Mangaratiba – RJ oferecemos café da manhã, frutas e almoço para todos os especiais e seus familiares. Os especiais ganham uma camisa e uma medalha de presente, os pais e familiares que queiram adquirir a camisa tem um custo de 20 reais. 

Para que o especial ganhe a camisa e necessário o preenchimento de uma ficha de cadastro para que tenhamos um histórico de cada um especial junto com as autoridades que pedem para autorizar o evento. Neste último evento do dia 27 de outubro já passamos a meta estipulada do último que foi de 150 especiais, para o próximo já chegamos ao numero de 260 cadastrados, e o nosso objetivo e aumentar este numero para o próximo evento que será em janeiro de 2020.