GRUPOS DA BAIXADA APRESENTAM PEÇAS APRIMORADAS POR DIRETORES CONSAGRADOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

10 de set. de 2019

GRUPOS DA BAIXADA APRESENTAM PEÇAS APRIMORADAS POR DIRETORES CONSAGRADOS

Resultado dos intercâmbios artísticos poderá ser visto 
nas unidades do Sesc da região em sessões gratuitas

As unidades do Sesc em Duque de Caxias, Nova Iguaçu e São João de Meriti recebem a partir do dia 13 de setembro (veja a agenda) os espetáculos da Mostra Baixada de Artes Cênicas. No projeto, o Sesc RJ convida diretores consagrados para participarem de intercâmbios em que contribuem com novos elementos artísticos em peças de companhias locais. Depois, os espetáculos circulam por unidades do Sesc em sessões gratuitas.

Nesta edição, três companhias da Baixada Fluminense participam da mostra. O Grupo Dandalua, de São João de Meriti, apresentará “Dandalua: Redes e Enredos”, com contribuições de Genilson Leite da Silva. A Cia de Segunda, de Nova Iguaçu, encenará “Inquérito 5376 – Apenas uma parte da verdade”, que a Antonio Karnewale como artista colaborador. Já o Circo Sol sem Dó, de Duque de Caxias, apresenta Neca Popstar, que contou com o apoio de Pereira França Neto (Tubinho) e Fernando Sampaio

MOSTRAS REGIONAIS – A Mostra Baixada de Artes Cênicas integra um projeto maior, que conta ainda com as Mostras Regionais de Artes Cênicas da Zona Norte (Engenho de Dentro, Madureira, Ramos e Tijuca), Campista (Campos dos Goytacazes), Fluminense (Niterói e São Gonçalo) e Serrana (Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo).

Nesta edição de 2019, 14 companhias estão sendo contempladas no projeto, que inclui a consultoria dos artistas renomados e o apoio do Sesc RJ com ferramentas que permitem a comercialização futura dos espetáculos, como fotos e vídeos de divulgação. A programação das mostras também conta com fóruns onde são discutidos temas relacionados à produção cultural. Na Baixada Fluminense, o fórum acontece dia 2/10, às 19h, no Sesc Nova Iguaçu, e contará como Martha Avelar como palestrante. O objetivo é alavancar as companhias, aprimorando seu processo criativo e contribuindo para a sua profissionalização.

Dandalua: Redes e Enredos

Sesc São João de Meriti > 13/09 | 19h

Sesc Nova Iguaçu > 14/09 | 19h

Sesc Duque de Caxias > 28/09 |15h

Grátis

Grupo Dandalua

Artista colaborador: Genilson Leite da Silva

Classificação indicativa: Livre

Duração: 50 minutos

Dandalua: redes e enredos é um espetáculo de dança que oferece uma atmosfera que rememora a vida diária do trabalhador, através do tecer de sua rede em expressões artísticas da tradição oral para aliviar o peso árduo da labuta. A apresentação contará com sete manifestações culturais: Puxada de rede, Siriá, Ijexá, Carimbó de caixeiras, Coco, Samba de roda e Jongo. Além dos cantos de trabalho específicos dessas atividades, tudo será permeado por cantigas de roda, cantos de lavadeiras, ladainhas. E expressará, de forma muito simples, a paixão pela vida humilde que, mesmo sofrida, se renova a cada cantiga entoada, a cada enredo traçado no suor que escorre sobre o corpo. As minúcias da espiritualidade são, amiúde, firmadas na ginga, no silêncio do contemplar o mar com o pé descalço. A água enquanto elemento agregador, que gera vida, alimento e força de trabalho, que move moinhos, corre da fronte e seca a sede; que integra todos os rituais de fé e de construção estará permeando toda a dinâmica. Iemanjá também é uma figura central na história com a religiosidade que representa, e, assim como a água, fortalece o trabalhador e propicia o movimento do trabalho

Inquérito 5376 – Apenas uma parte da verdade

Sesc Duque de Caxias > 21/09 | 15h

Sesc São João de Meriti > 27/09 | 19h

Sesc Nova Iguaçu > 28/09 | 19h

Grátis

Cia de Segunda

Artista colaborador: Antonio Karnewale

Classificação indicativa: 14 anos

Duração: 55 minutos

Branca Dias é acusada de heresia pela Santa Inquisição. Em "Inquérito 5736" a personagem principal é torturada e julgada juntamente com seu pai e noivo. A peça trata fundamentalmente do direito que o ser humano tem de expressar suas ideias com liberdade.

Neca Popstar

Sesc São João de Meriti > 15/09, 16h

Sesc Nova Iguaçu > 29/09, 16h

Sesc Duque de Caxias > 14/09, 15h

Grátis

Circo Sol sem Dó

Artistas colaboradores: Pereira França Neto (Tubinho) e Fernando Sampaio

Classificação indicativa: Livre

Duração: 60 minutos

Sinopse: Inspirado na estrutura dramática do Circo de Teatro Brasileiro Neca, Pop Star é uma divertida brincadeira que narra com ingenuidade e muita bobeira a escalada da palhaça Neca de Catibiriba rumo ao estrelato.

Fórum

Como produzir em tempos de crise?

Sesc Nova Iguaçu |Dia 02/10 | 19h

Grátis

A palestra foi criada buscando atender a necessidade de se abrir um espaço de discussão e pensamento da produção cultural em um momento de escassez dos investimentos na arte. Assim, a palestra é conduzida de forma a pensarmos sobre a importância da construção de redes e circuitos para democratizar o acesso à arte e a cultura, em todas as linguagens. Os participantes são convidados a discutir sobre a construção do conhecimento através de suas experiências, tendo em suas diferentes linguagens artísticas variadas maneiras para dialogar com os públicos. Discutimos também sobre acessibilidade, inclusão e pluralidade entendendo que a cultura serve como ferramenta de ensino e educação tão eficiente quanto as tradicionais salas de aula. A ideia central é discutir a produção artística e seus caminhos de realização de forma criativa e empreendedora nos territórios onde os participantes atuam. Palestrante: Martha Avelar.