CANDIDATOS AO CONSELHO TUTELAR JÁ ESTÃO EM CAMPANHA - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

13 de set. de 2019

CANDIDATOS AO CONSELHO TUTELAR JÁ ESTÃO EM CAMPANHA

Falta pouco para Nova Iguaçu conhecer seus novos conselheiros tutelares. A um mês da eleição, marcada para 6 de outubro, os candidatos estão em plena campanha em busca de votos. Todos os eleitores iguaçuanos podem votar. A votação é direta, secreta e facultativa. Para votar, o eleitor deve apresentar o título eleitoral (vale também uma certidão do TRE ou comprovante de votação) e documento oficial com foto (identidade, CNH).

Ao todo, 96 candidatos concorrem às vagas para os cinco conselhos da cidade: Austin, Cabuçu, Centro, Comendador Soares e Vila de Cava. A eleição vai ocorrer das 8 às 17h, no dia 6, e é regionalizada. Cada eleitor poderá votar em um candidato para o Conselho Tutelar da região onde fica localizada sua zona eleitoral. A lista dos candidatos e os locais de votação estão disponíveis no site da Prefeitura de Nova Iguaçu. O endereço é www.novaiguacu.rj.gov.br/semug/conselho-tutelar/.

O Conselho Tutelar é um órgão público responsável pela proteção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Entre suas atribuições, o Conselho atende reclamações, reivindicações e solicitações feitas por crianças, adolescentes, famílias e comunidades. O conselheiro escuta, orienta, aconselha, encaminha e acompanha os casos, aplicando medidas protetivas pertinentes a cada um deles.

“O Conselho Tutelar também contribui para o planejamento e a formulação de políticas e planos municipais de atendimento à criança, ao adolescente e às suas famílias. Procuramos estar sempre ao lado dos pais, pois acreditamos que não há ninguém melhor que eles para educar e cuidar de seus filhos”, explica Flávio Médici, presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Serão eleitos os cinco candidatos mais votados em cada uma das cinco regiões para a qual pleiteiam o cargo. Serão considerados suplentes o sexto colocado em diante. O mandato dos novos conselheiros tutelares de Nova Iguaçu será de 10 de janeiro de 2020 a 10 de janeiro de 2024.

O processo de escolha dos conselheiros é coordenado pelo CMDCA e fiscalizado pelo Ministério Público. A Prefeitura de Nova Iguaçu participa com apoio operacional, técnico e financeiro.