ESTUDANTES DE AUSTIN PARTICIPAM DE PROJETO DA DEFESA CIVIL - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

30 de ago. de 2019

ESTUDANTES DE AUSTIN PARTICIPAM DE PROJETO DA DEFESA CIVIL

Três minutos. Este foi o tempo médio que os alunos da Escola Municipal Leonel de Moura Brizola, em Austin, levaram para desocupar a unidade, durante um exercício simulado realizado pela Secretaria Municipal da Defesa Civil de Nova Iguaçu, nesta sexta-feira (30). O evento faz parte do projeto ‘Escolas Seguras – Desenvolvendo a Resiliência Através da Educação’. Participaram das atividades estudantes dos turnos da manhã e tarde na escola.

O projeto tem o objetivo de desenvolver a cultura de prevenção e percepção de riscos a desastres na comunidade escolar e por consequência em toda a cidade, elevando a resiliência, reduzindo riscos e evitando mortes. “Foram 1.200 alunos nesta escola que passaram pelo simulado e de várias atividades durante a semana de programação. Esse tempo de três minutos foi excelente, ainda mais pelo tamanho da escola e o número de crianças. Os alunos fizeram o trajeto com ordem. Estão treinados para agirem em uma situação de risco”, afirmou o secretário municipal de Defesa Civil, o tenente-coronel Jorge Ribeiro Lopes.

Ao longo da semana, os estudantes participaram de um rodízio de oficinas e palestras, que envolveram temas como pluviômetro, demonstração com um Simulador de Fenômenos Naturais desenvolvido pela UERJ e de uma Maquete Esquemática de Encosta, do Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro (DRM-RJ), além de exposição de equipamentos para Prevenção Contra Incêndio e Pânico do Corpo de Bombeiros.

Comandante do 4º Grupamento de Bombeiro Militar (4º GBM), de Nova Iguaçu, o tenente coronel Sandro Ribeiro Alves, acompanhou o exercício simulado e elogiou a ação. “Eles (alunos) estão treinados e preparados para evacuar a escola no caso de incêndio. Foi tudo feito na calmaria, sem correria, me surpreenderam. Prevenir é importante. Temos que trabalhar em equipe. Estamos entrosados com a prefeitura e a sociedade", afirmou.

Alunos do 9º ano da Escola Leonel Brizola, os amigos João Vitor dos Santos Silva, 14 anos e Rafaele de Oliveira da Silva, 15, já decidiram qual profissão seguir após participarem do simulado da Defesa Civil. “Queremos ser bombeiro militar. Hoje me sinto preparada para ajudar até um amigo em caso de um incêndio. Foi uma experiência única para todos nós”, disse a jovem.

Ao todo, este ano o projeto “Escolas Seguras-Desenvolvendo a Resiliência Através da Educação” vai passar por oito colégios da rede municipal de Nova Iguaçu. A primeira ação aconteceu em junho, na Escola Municipal Professora Irene da Silva Oliveira, no bairro Vila de Cava e envolveu 668 alunos. Iniciado em 2017, o projeto já contemplou 20 escolas.

Foto: Diego Valdevino