DEFESA CIVIL REALIZOU SIMULADO DE EMERGÊNCIA NO BAIRRO DA GRAMA - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

26 de ago. de 2019

DEFESA CIVIL REALIZOU SIMULADO DE EMERGÊNCIA NO BAIRRO DA GRAMA

Moradores do bairro da Grama participaram do Exercício Simulado de Desocupação Preventiva para Emergências, promovido pela Defesa Civil de Nova Iguaçu na manhã deste domingo (25). Das 117 famílias cadastradas, 62 (192 pessoas) compareceram ao ponto de apoio (PA) instalado na Escola Municipal Aminthas Pereira, na Rua Coronel França Soares, onde receberam orientações dos agentes sobre sua residência e aproveitaram serviços como agendamento de RG e Cadastro Único, além de aferição de pressão arterial. O exercício faz parte do projeto “Comunidades Resilientes” que tem como objetivo desenvolver, orientar e preparar comunidades vulneráveis da cidade para desocupação emergencial.

Entre 9h e 12h, os moradores das ruas Hélio, Travessa Almeida, Elio (acesso a Dona Marieta), Estrada Deputado Darcílio Ayres Raunhetti (antiga Estrada Velha do Iguaçu) e Coronel França Soares foram mobilizados a ir ao ponto de apoio para identificar sua residência no mapeamento de risco e receberam instruções da Defesa Civil quanto às ações preventivas a serem tomadas em caso de emergência. Os agentes também procuraram integrar a população ao Sistema de Alerta Comunitário para chuvas intensas (Sistema AC2I). No local, a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou 26 atendimentos e seis agendamentos para documentação (RG e Cadastro Único). Voluntários do Processo Apell aferiram a pressão arterial de 22 pessoas. Houve oito solicitações de vistorias técnicas e 78 animais domésticos foram cadastrados. A ação também contou com apoio da Secretaria Estadual de Defesa Civil.

O exercício foi o quinto realizado pela Defesa Civil este ano. As ações, que já aconteceram nos bairros da Cerâmica, Santa Rita, Vila de Cava e Carmari, mobilizaram e orientaram o total de cerca de mil moradores em áreas de risco em Nova Iguaçu. “Temos uma série de comunidades mapeadas pelo Departamento de Recursos Mineiras do Rio de Janeiro com risco de deslizamento. Todas elas são mapeadas e foram cadastradas no sistema de SMS para envio de mensagens de emergência. Treinamos essas pessoas que vivem em área de risco para casos de desocupação, com o objetivo de proteger, preparar e orientar os moradores”, explica o secretário municipal de Defesa Civil, tenente-coronel Jorge Ribeiro Lopes.

As ações da Defesa Civil em áreas de risco de Nova Iguaçu continuam nos próximos meses. Em setembro a ação deve acontecer no bairro da Posse, no mês de outubro em Austin e em novembro acontece um exercício simultâneo em todas as comunidades que participaram do projeto.

Nova Iguaçu conta com quase 48 mil cadastros no Sistema de Envio de SMS de Emergência da Defesa Civil, sendo uma das principais do estado. O sistema é uma importante ferramenta nas ações de prevenção e de preparação para emergências e desastres, pois permite mobilizações preventivas em comunidades vulneráveis, evitando consequências como mortes e feridos.