CLÍNICA DA FAMÍLIA WALTER BORGES SERÁ INAUGURADA NESTE SÁBADO - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

15 de ago. de 2019

CLÍNICA DA FAMÍLIA WALTER BORGES SERÁ INAUGURADA NESTE SÁBADO

Unidade terá capacidade para atender 12 mil 
pessoas e segue modelo de sucesso já adotado 
na Coreia e na Jacutinga

Desde que foi iniciada a atual gestão, a Saúde de Mesquita aposta na máxima “é melhor prevenir que remediar”. Nesse sentido, o município dá um grande passo neste sábado, dia 17 de agosto, a partir de 10h. Será nesta data a inauguração da terceira Clínica Família da cidade. O novo modelo de saúde, que já funciona na Coreia e na Jacutinga, chega agora à Chatuba, com a abertura da Clínica da Família Walter Borges. Localizada na Rua Inácio Serra s/nº, a unidade funcionará no mesmo espaço onde, antes, era a ESF Walter Borges. Com três equipes de saúde da família, duas equipes de saúde bucal e a atuação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, o NASF, sua capacidade de atendimento chegará a 12 mil pessoas, ficando aberta de segunda a sexta-feira, das 7 às 18h, e aos sábados, das 8 às 12h.
Quando converso com os pacientes que já são atendidos pelas clínicas da família de Mesquita, vejo o quanto estamos no caminho certo quando o assunto é a atenção básica. Esse modelo já foi reconhecido, inclusive, com prêmios no cenário internacional. Estamos nos tornando um município de referência para todos os outros do estado do Rio, com estratégias que, de fato, resultam na ampliação e na eficácia das políticas públicas de saúde”, valoriza o prefeito Jorge Miranda.
Quem for conferir de perto a abertura da nova clínica da família contará com alguns serviços oferecidos em uma ação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde. Aplicação de flúor, distribuição de kits de higiene bucal e orientações sobre escovação, aferição de pressão arterial, teste de glicose, teste do pé diabético e até orientações sobre alimentação saudável estarão disponíveis.
FUNCIONAMENTOAssim como a Clínica da Família Dr. Jorge Campos, na Coreia, e a Clínica da Família Jacutinga, a nova Clínica da Família Walter Borges é toda informatizada. “Isso dinamiza e desburocratiza todo o nosso processo de atendimento. Assim, não perdemos informações no prontuário dos pacientes”, avisa Dr. Emerson Trindade, secretário municipal de Saúde de Mesquita.
No local serão realizados, diariamente, teste do pezinho em recém-nascidos. E também coleta de exames laboratoriais de segunda a sexta-feira, das 7 às 8h. Eletrocardiograma e aplicação de vacinas são outros serviços disponibilizados na clínica. Um polo de farmácia municipal estará no espaço, para que os pacientes consigam receber os medicamentos oferecidos pelo município na própria unidade. Além disso, os pacientes com encaminhamento para ultrassonografia e raio-x já sairão da clínica com os procedimentos marcados.
Cada equipe multidisciplinar tem médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Elas ficam divididas nas clínicas pela área de atuação. Ou seja, são os mesmos profissionais que atendem sempre as famílias daquela região. Assim, cria-se um vínculo entre eles e os pacientes. O que contribui para um trabalho de prevenção e tratamento mais eficaz.