ARTESÃOS DE NOVA IGUAÇU PARTICIPAM DE SALÃO ESTADUAL DO TURISMO - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

21 de ago. de 2019

ARTESÃOS DE NOVA IGUAÇU PARTICIPAM DE SALÃO ESTADUAL DO TURISMO


Artesãos do Programa Municipal de Artesanato de Nova Iguaçu vão participar do maior evento de turismo do Estado do Rio. O Salão Estadual do Turismo acontece a partir desta quinta-feira (22) e vai até domingo (25), no Armazém 2 do Píer Mauá, na Zona Portuária do Rio. O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Turismo, com a intenção de aproximar o público, estimado em 30 mil pessoas, dos atrativos turísticos de cidades de todo o Estado do Rio Além do artesanato, todos poderão conhecer produtos típicos, dança e música dos 70 municípios participantes. A entrada é franca.

“Para mim, artesã empreendedora, que trabalha com o reuso do vidro descartado é de extrema importância participar de um evento tão grandioso como esse”, afirma Amanda Figueiredo, que faz pinturas em garrafas recicladas, coletadas na limpeza das praias cariocas e de residências de Nova Iguaçu.  “Faço o processo de higienização das garrafas e preparo o vidro para que a tinta fique fixa na garrafa. O desenho é criado e finalizo com verniz”, explica Amanda sobre o processo de criação das suas obras que serão expostas no Salão de Turismo.

Outra participante, Sonia da Silva, vai representar Nova Iguaçu através da técnica da costura criativa e do crochê, na criação de bonecos de inclusão social e brinquedos educativos inclusivos para crianças com algum tipo de deficiência física.  “Eu me inspiro nos exemplos de superação dos portadores de deficiência, e através dos bonecos procuro mostrar que existem diferenças, mas devem ser respeitadas”, explica Sonia.  

Jornal reciclado, papelão, arame e madeira são os materiais básicos para Luiz Baumflek transformar em peças decorativas como abajures, molduras e caixas. Ele é outro participante iguaçuano do evento. “Eu uso três técnicas diferentes para criar a partir do reaproveitamento do jornal. Uso tinta e verniz para dar cor às minhas criações”, explica Luiz.

O Programa Municipal de Artesanato da Prefeitura de Nova Iguaçu, criado pela Fundação Cultural e Educacional de Nova Iguaçu (FENIG), É um dos maiores programas do setor em todo o Estado, com 1.200 artesãos cadastrados, que recebem apoio através de cursos de capacitação, organização de feiras e pontos de artesanato do município, além de estimulo para participação em eventos como o Salão Estadual do Turismo.