ARTESÃOS DE NOVA IGUAÇU PARTICIPAM DA MAIOR FEIRA DO SETOR NA AMÉRICA LATINA - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

1 de ago. de 2019

ARTESÃOS DE NOVA IGUAÇU PARTICIPAM DA MAIOR FEIRA DO SETOR NA AMÉRICA LATINA


O próximo dia 6 de agosto será um dia duplamente especial para Zuldan Camisti, moradora do Jardim Iguaçu. Ela vai comemorar 65 anos participando da Mega Artesanal 2019, a maior feira de artesanato da América Latina. O evento acontece em São Paulo. Pelo terceiro ano consecutivo, artesãs e artesãos de Nova Iguaçu estarão presentes na Mega Artesanal. Uma participação que cresce a cada evento. Em 2018, foram 80 artesãos. Este ano, são 130. Resultado de um trabalho que reúne o talento dos profissionais do setor da cidade e o apoio, o estímulo e o fomento do Programa Municipal de Artesanato da Prefeitura de Nova Iguaçu, criado pela Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG).
“A Mega Artesanal vai ser uma ótima experiência porque fico atualizada, me recicla. Eu posso ver novas tendências, materiais e técnicas. O trabalho só cresce”, afirma Zuldan, que expõe suas criações na feira de Morro Agudo e na Praça Antônia Flores, organizadas pela FENIG. Casada e mãe de dois filhos, ela cria em tricô e tecido, gorros, cachecóis e tapetes e ainda realiza a costura criativa produzindo portas-celulares, portas-moedas e o que mais surgir como ideia.  Além do reforço na renda familiar, o artesanato proporcionou um novo estímulo para a vida de Zuldan, após perder a mãe doente. O artesanato a ajudou a superar a tristeza com a perda familiar.
A Caravana FENIG na Mega Artesanal contará com três ônibus que vão sair da Praça Rui Barbosa, no centro de Nova Iguaçu, às 23h30m, do dia 5. Sorte de quem estiver no ônibus de Zuldan que vai levar bolo para comemorar o aniversário. O presidente da FENIG Miguel Ribeiro destaca a experiência ímpar dos artesãos que estarão representando a cidade no megaevento.
“É a maior feira do setor na América Latina e conta com a participação da Indústria, do Comércio e dos Ateliês. Nossos artesãos terão uma experiência única de conhecimento. Os participantes vão trazer muitas novidades para o nosso município”, afirma Miguel Ribeiro.
O Programa Municipal de Artesanato da Prefeitura de Nova Iguaçu começou em 2017 com 277 artesãos cadastrados, avaliados e credenciados. Hoje são mais de 1.000 artesãos do município estimulando a economia da cidade nas feiras de artesanato coordenadas pela FENIG. Através de um sistema de qualificação de cunho social e profissional, o programa cria uma rede de integração entre os artesãos e articula o desenvolvimento sustentável e a inclusão econômica e cultural. Além da geração de renda para as famílias, estimula o empreendedorismo. Os artesãos cadastrados participam de cursos e oficinas de capacitação e aperfeiçoamento de suas técnicas de trabalho e renda fomentando o desenvolvimento econômico da cidade. E mais. Os artesãos cadastrados têm benefícios como descontos na compra de matérias primas e equipamentos para confecção de seus produtos em lojas parceiras especializadas.
A Mega Artesanal é uma feira que conta com a participação de artesãos, confeiteiros, da Indústria, do Comércio e dos Ateliês. Milhares de demonstrações e cursos são oferecidos, além dos lançamentos de equipamentos, matérias primas e exposições.