PARCERIA COM O GOVERNO FEDERAL GARANTE ALIMENTO PARA MAIS DE 5 MIL PESSOAS EM NOVA IGUAÇU - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

26 de jul. de 2019

PARCERIA COM O GOVERNO FEDERAL GARANTE ALIMENTO PARA MAIS DE 5 MIL PESSOAS EM NOVA IGUAÇU


A Prefeitura de Nova Iguaçu firmou acordo com o Governo Federal para receber mantimentos para o Banco de Alimentos Laranjais de Nova Iguaçu. O município vai receber 2,5 toneladas semanais por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A primeira remessa ocorreu esta semana. Os alimentos estão sendo distribuídos para 50 instituições que fazem trabalho social oferecendo cestas básicas e refeições para mais de 5 mil pessoas que vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza. O Banco de Alimentos Laranjais é ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS).

“Sem estes alimentos seria muito difícil manter o projeto. O tomate está R$ 6,00 o quilo, e estamos recebendo doação de uma boa quantidade que vai ajudar a matar a fome de muita gente”, afirmou Eber Ferreira do Nascimento, da Associação União e Paz, no bairro da Posse.  A associação atende 180 famílias na Pose, em Vila de Cava, Cabuçu e Comendador Soares por meio do projeto Socorro Comunitário. “Servimos um sopão três vezes por semana em quatro bairros da cidade. Com estas doações, acreditamos que será possível ampliar o número de pessoas alcançadas”, comemora Eber, apontando a importância da parceria com o Banco de Alimentos Laranjais de Nova Iguaçu. “É unindo forças que vamos acabar com a fome”.

Segundo a secretária da SEMAS, Elaine Medeiros, todos os meses o Banco vai receber, somente do PAA, cerca de 10 toneladas de alimentos. “Este volume pode parecer grande, mas a verdade é que há muitas famílias que necessitam desta ajuda para sobreviver. Estamos de portas abertas para quem quiser nos ajudar nesta missão de saciar a fome de quem não tem o que comer”, disse Elaine.

A SEMAS está buscando novas parcerias, para aumentar ainda mais a oferta às instituições parceiras. “Vamos buscar a captação de alimentos junto aos mercados”, revela Aline Martins, coordenadora de Segurança Alimentar da SEMAS.

Expectativa por mais doações

Nesta sexta-feira (26) Roberto Braga esteve no Banco de Alimentos Laranjais de Nova Iguaçu para buscar doações para o terreiro Lumyjacarê Junçara, em Vila Nova. Ele revela que a entrega de donativos estava esporádica nos últimos anos e acredita que a pareceria da SEMAS com o Governo Federal será fundamental.

“Nossa expectativa é voltar a receber doações quinzenais, pois atendemos cerca de 80 famílias. Entendemos que os programas públicos não atingem a todos que necessitam, então o trabalho que nós e outras instituições fazemos acaba auxiliando o governo”, explica Roberto.

Qualquer pessoa pode ajudar fazendo doações ao Banco de Alimentos. Para isto, basta entrar em contato pelo telefone (21) 2668-4517 ou e-mail desam.pcni@gmail.com.

Crédito - Raphael Bittencourt