NOVA IGUAÇU ABRE VAGAS PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

26 de jul. de 2019

NOVA IGUAÇU ABRE VAGAS PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Aos 70 anos, Leonice Silva de Oliveira 70 anos, foi uma das alunas que se formaram no curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Nova Iguaçu e é exemplo de que nunca é tarde para voltar a estudar e aprender. Dona Nice, como é conhecida, realizou o sonho de retornar às salas de aula e concluiu este mês o Ensino Fundamental. Para dar a mesma oportunidade a outros iguaçuanos, a Prefeitura de Nova Iguaçu abrirá novas inscrições na EJA para quem deseja retomar os estudos e assim concluir seu ensino fundamental no segundo semestre. As matrículas começam a partir de segunda-feira (29), mesma data para o retorno das aulas em toda a rede municipal de educação.

“Comecei a estudar aos 8 anos, mas tive que parar aos 12, para ajudar minha mãe a cuidar dos meus irmãos. Em 2016, quando eu já estava com 67 anos, decidi voltar para a escola e recebi o apoio de toda a família”, conta dona Nice, que se matriculou na E. M. Monteiro Lobato. Ela garante que nunca é tarde para adquirir conhecimento. “Meus filhos estão todos formados e percebi que não podemos ficar parados, é preciso colocar a mente para funcionar. O estudo é muito importante, pois traz um conhecimento para a vida toda“, conta a moradora do bairro Monte Líbano.

Nova Iguaçu conta com 24 escolas com turmas para Educação de Jovens e Adultos. Somente no primeiro semestre deste ano 5.676 alunos compareceram às aulas da EJA. Agora, a Secretaria Municipal de Educação disponibiliza mais mil vagas para quem deseja retomar os estudos. “Para se matricular é preciso ter pelo menos 15 anos completos. Nós temos desde jovens até idosos como a dona Nice, um exemplo de superação para quem acha que já passou da idade de estudar. Sempre há tempo para aprender algo novo”, afirma a secretária municipal de Educação, Maria Virgínia de Andrade.

Para se inscrever é preciso levar, original e xerox, de identidade com foto, CPF, comprovante de residência, declaração ou histórico escolar e duas fotos 3x4. As inscrições serão feitas na própria escola escolhida pelo aluno. A EJA conta com um calendário especial. A cada seis meses o aluno completa uma fase, o equivalente a um ano de escolaridade no Ensino Fundamental. Desta forma, é possível concluir esta etapa em quatro anos e meio. As aulas são no turno da noite especialmente para dar oportunidade de estudar a quem trabalha ao longo do dia.


“Além das aulas, em Nova Iguaçu desenvolvemos uma série de atividades extras para estimular os estudantes aos estudos e, com isso, manter a frequência nas aulas. O Top EJA - Tecendo Oportunidades Profissionais é um deles, oferecemos orientação profissional, motivando a qualificação profissional e a inserção ao mercado de trabalho, por exemplo”, afirma Taís Annido, integrante da equipe de gerenciamento da EJA.

As escolas que oferecem o EJA em Nova Iguaçu são: E.M. Professor Amazor Viera Borges, no Jardim Tropical; CIEP 022 Getúlio Vargas e E.M. Monteiro Lobato, no Centro; E.M. Orlando Mello, na Posse; E.M. Estanislau Ribeiro do Amaral, na Cerâmica; E.M. Professora Iramar Costa Leite Miguel, no Jardim Aimoré; E.M. Souza e Melo, na Cacuia; E.M. Abílio Ribeiro e E.M. Darcílio Ayres Raunheitti, no Cabuçu; E.M.Professor Ruy Afranio Peixoto, em Boa Esperança; E.M. Professora Dulce de Moura Raunheitti, no Jardim Nova Era; E. M. Alfredo Pereira Magalhães, no Parque Boaventura; E. M. Enilza Barros dos Santos Chiconelli, E. M. Leonel Brizola e E. M. Walfredo da Silva Lessa, em Austin; E. M. Marcílio Dias e E. M. Professora Irene da Silva Oliveira, em Vila de Cava; E. M. Janir Clementino Pereira, em Miguel Couto; E. M. Herbert Moses, no Cobrex; CIEP 360 Professora Iara Vieira, em Marapicú e CIEP 187 Benedito Laranjeiras, em Prados Verdes.

Crédito - Alziro Xavier