NOSSA MEMÓRIA - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

23 de jul. de 2019

NOSSA MEMÓRIA

O enterro de Valter Ribeiro

Em 8 de agosto de 1937 Nova Iguaçu vibrou, num primeiro momento, com a realização de uma grande prova esportiva, na modalidade do automobilismo, especificamente, inédita até então para a população iguaçuana. Referimo-nos ao Circuito Automobilístico Cidade de Nova Iguaçu, promovido pelo Automóvel Clube do Brasil.

Este Circuito teve o seu lado trágico, à parte o fato de ter sido um dos mais importantes acontecimentos desta cidade, dentre os inúmeros eventos que assinalaram a década de 30 em Nova Iguaçu. É que nesta corrida, que se celebrizou na história iguaçuana sob o título de Las Cucarachas, veio a falecer, no curso do Circuito, precisamente na descida do Cemitério local, capotando violentamente, o piloto Valter Ribeiro, que dirigia na importante prova a baratinha de nº 32.

A foto acima registra a acompanhamento do seu corpo, no cortejo fúnebre que contou com a participação de grande parte dos corredores que haviam participado da disputa automobilística. O flagrante foi feito no dia seguinte à prova, em frente ao prédio da antiga Prefeitura Municipal, na Av. Marechal Floriano Peixoto. (Foto do arquivo de Feliz da Silva)