EXPOSIÇÃO DE ARTES ABRE 3ª JORNADA AMBIENTAL DE NOVA IGUAÇU - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

5 de jun. de 2019

EXPOSIÇÃO DE ARTES ABRE 3ª JORNADA AMBIENTAL DE NOVA IGUAÇU


Criatividade a favor da natureza. Assim foi a abertura da 3ª Jornada Ambiental de Nova Iguaçu, no Complexo Cultural da cidade, na última terça-feira (4), com a exposição “Um Voo Para Liberdade” e o lançamento do aplicativo para smartphones “Trilhas de Nova Iguaçu”. O evento, que vai até o dia 9 de junho e celebra a Semana do Meio Ambiente, é promovido pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMADETUR).

Logo pela manhã o Teatro Sylvio Monteiro ficou lotado por alunos e professores da rede municipal. Estudantes de diversas escolas fizeram apresentações de esquetes e também musicais com o tema que dá nome à exposição. Do lado de fora, gaiolas apreendidas pela Guarda Ambiental Municipal foram transformadas em obras de arte por alunos de 49 escolas municipais. O objetivo foi desconstruir o conceito de aprisionar animais e dar um novo significado ao objeto.

O prefeito Rogerio Lisboa acompanhou a abertura da exposição e parabenizou não só os alunos pelas obras de arte, mas também a Guarda Ambiental Municipal pelo trabalho que vem sendo realizado, especialmente no combate ao comércio ilegal de animais silvestres que culminou com a apreensão das gaiolas expostas. “Nós vamos ampliar este trabalho maravilhoso que tem sido feito por nossa Guarda Ambiental. Em breve faremos a convocação de todos os aprovados no concurso público”, avisou Lisboa.

O secretário da SEMADETUR, Fernando Cid, lembrou que a exposição foi realizada graças a uma parceria com as secretarias de Educação (SEMED) e de Cultura (SEMCULT) e que o projeto teve grande adesão. “Ele envolveu centenas de pessoas. Esta foi a maior aula de educação ambiental que esta cidade já teve. Isto nos mostra que se todos se unirem é possível transformar o mundo num lugar melhor”, disse o secretário.

O secretário municipal de Cultura, Marcus Monteiro, se disse feliz por poder promover a exposição “Um Voo Para Liberdade” no Complexo Cultural e ressaltou sua importância. “Levar este projeto para cada canto da cidade é fundamental para a educação ambiental das nossas crianças e adolescentes”, afirmou. Em seguida, a secretária municipal de Educação, Maria Virgínia de Andrade Rocha, revelou que as gaiolas também serão expostas na sede da SEMED. “Elas ficam aqui até o dia 21 deste mês e depois vão para a Casa do Professor”, disse Maria Virgínia.

Trilhas da cidade na palma da mão – Com mais de 60% do território composto por áreas verdes, Nova Iguaçu tem apostado cada vez mais no ecoturismo. Prova disto é que o Parque Natural Municipal (Parque do Vulcão) tem recebido grande número de visitantes nos últimos anos. Em 2016, a unidade recebeu 7.600 frequentadores, enquanto no ano passado foram 27.226.

Para atrair ainda mais público, a Prefeitura de Nova Iguaçu lançou um aplicativo para smartphones, o Trilhas de Nova Iguaçu. O app, que já está disponível para download, traz 11 trilhas espalhadas pelo Parque Natural Municipal e pela região do Tinguá onde é permitido o trekking. Nele, é possível obter informações sobre cada uma delas como distância do percurso, altitude, grau de dificuldade e dados históricos.

O aplicativo foi apresentado pelo professor de Telecomunicações do CEFET, Newton Norat, que desenvolveu o projeto junto a seis alunos do curso técnico de Informática da instituição de ensino. O público pôde conhecer as funcionalidades do programa e também dar sugestões que o torne ainda mais funcional para os usuários.

Crédito – Alziro Xavier