"PREFEITURA PRESENTE" LEVA SERVIÇOS A MORADORES DE JARDIM CACHOEIRA - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

22 de mai. de 2019

"PREFEITURA PRESENTE" LEVA SERVIÇOS A MORADORES DE JARDIM CACHOEIRA

Desempregados há um ano, João Felipe Barbosa Silva, de 27 anos e a esposa Gabriela Bonifácio, 24, saíram do "Prefeitura Presente" da última terça-feira (21), em Jardim Cachoeira, com o ânimo renovado. Além de levarem a filha Manuela, de apenas 3 anos, para se divertir nas tendas de pintura e de contação de histórias, os dois ainda se cadastraram na Agência Nova Iguaçu de Oportunidades, ação da Secretaria Municipal de Assistência Social que visa recolocar as pessoas no mercado de trabalho.
“Quero garantir um trabalho com carteira assinada. Estamos desempregados e vivemos apenas de bicos. Já fiz um ano sem estar com um emprego fixo. Trabalhei com obra e cuidador de jardins. Topo qualquer emprego digno”, afirmou João Felipe, que aproveitou a realização do ‘Prefeitura Presente‘ em seu bairro para também realizar testes rápidos de saúde.
Em sua terceira edição este ano, o projeto da Prefeitura de Nova Iguaçu levou aos moradores de Jardim Cachoeira vários serviços gratuitos, como agendamento de mamografia; realização de teste rápido de hepatite B e C, sífilis e HIV; pesagem para o Bolsa Família; aferição de pressão arterial e de glicemia capilar;  caderneta do idoso; cadastramento e recadastramento do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada; agendamento de 1ª e 2ª via de RG, de carteira de trabalho e da carteira do idoso; reconhecimento de paternidade; Vale Social e ID Jovem. Também houve atividades do projeto Matemática na Praça, da Fenig e ações da Suvam de orientações sobre o controle de roedores (PCR), caramujo (Malacologia), cuidados com água (Vigiágua), prevenção de desastres ambientais (Vigidesastres) e sobre dengue.
“O objetivo do programa ‘Prefeitura Presente’ é levar aos bairros mais distantes do Centro da cidade serviços públicos oferecidos pela Prefeitura de Nova Iguaçu. Ele nos aproxima da população. Essa Agência de Oportunidades, por exemplo, vai ajudar muita gente a conseguir um emprego. São 14 milhões de desempregados no Brasil e precisamos de ajuda para gerar empregos. Surgindo vagas na cidade, vamos dar preferência a estas pessoas cadastradas”, destacou o vice-prefeito de Nova Iguaçu, Carlos Ferreira, o Ferreirinha, que acompanhou as atividades do projeto.
Morador de Vila de Cava, Deivid Wilson Alves Ribeiro, 25, também se cadastrou na Agência Nova Iguaçu de oportunidades na esperança de conseguir um emprego. “Nunca vi um evento como este nos bairros mais distantes do Centro. Mesmo não sendo no meu bairro, vim aproveitar os serviços gratuitos e estou buscando uma vaga de emprego. Esse cadastramento é um caminho que pode dar certo. É confiar e torcer”, disse o rapaz.
Nas tendas da Saúde, a aposentada Georgina Gomes Gonçalves, 68, foi surpreendida ao descobrir que sua glicose estava alta. Diabética, ela foi orientada por uma agente de saúde a procurar ajuda médica. “Não tomei meus medicamentos regularmente e minha taxa de glicose saltou para 336. Fiquei assustada. Agora terei que me cuidar. Fui encaminhada para a Clínica da Família de Adrianópolis e acompanhar a glicose. Há um ano que não faço esse teste”, disse a aposentada.
Nesta quinta-feira (23), o "Prefeitura Presente" acontece na Rua Muniz Barreto, nº 1200, em Nova Brasília. 
Crédito das fotos - Alziro Xavier