NOVA IGUAÇU CADASTRA ARTESÃOS ATÉ 30 DE ABRIL - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

5 de abr. de 2019

NOVA IGUAÇU CADASTRA ARTESÃOS ATÉ 30 DE ABRIL


Começou na última segunda-feira, dia 1º, e vai até o dia 30 o credenciamento de novos artesãos para o Programa Municipal de Artesanato de Nova Iguaçu. O trabalho está sendo feito pela Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig). O objetivo é reunir artesãos do município, desenvolvendo um sistema de qualificação de cunho social e profissional. Atualmente, a cidade tem 700 artesãos cadastrados no Programa. A atividade é considerada como grande fonte de geração de renda e vem cada vez mais ganhando espaço no município.
“Estamos fazendo o cadastramento pelo terceiro ano consecutivo. Hoje, o artesão e a artesã cadastrados na Fenig tem a permissão para trabalharem nas feiras de artesanato da cidade e, ainda, têm descontos especiais em lojas como o Caçula e em cursos da Universidade Metodista em Nova Iguaçu”, explica o presidente da Fenig, Miguel Ribeiro. Segundo ele, nas feiras de artesanato da Prefeitura, mais de 200 artesãos e artesãs tem espaço para mostrar e comercializar o seu trabalho.
O cadastramento deve ser realizado presencialmente na Fenig, de segunda a sexta-feira, das 10 às 16h. O artesão deve apresentar originais e cópias do documento de identidade, do CPF e de comprovante de residência em Nova Iguaçu, em seu nome. Caso não possua comprovante no próprio nome, deverá entregar uma declaração feita de próprio punho pela pessoa cujo nome constar no comprovante, informando a situação de moradia do requerente. No ato do cadastramento o artesão será orientado sobre as próximas etapas do processo de credenciamento. A FENIG fica na Rua Governador Portela, 812, 2ª andar, Centro de Nova Iguaçu.
Todos os artesãos cadastrados vão passar por uma avaliação realizada por representantes do Sebrae e da Fenig, que vai do dia 6 a 17 de maio, e posteriormente por qualificação com palestras e oficinas sobre empreendedorismo. Os critérios avaliados serão de competência, matéria prima dos produtos, perícia técnica, porcentagem de trabalho manual, qualificação, grau de originalidade e estética. No dia da avaliação o artesão será informado quando será feita a qualificação, prevista para acontecer na primeira semana de junho.
Ao final de todo o processo, os contemplados receberão certificados e carteirinhas, em uma cerimônia prevista para ser realizada em julho, que reconhecem os recém-cadastrados como artesãos do Programa Municipal de Artesanato de Nova Iguaçu, aptos a expor nas Feiras e ministrarem oficinas nos Pontos de Artesanato, por todo o município.

Foto de Alziro Xavier