Prefeitura de Japeri investe em obras para melhorar a qualidade de vida da população - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

21 de mar. de 2019

Prefeitura de Japeri investe em obras para melhorar a qualidade de vida da população


A Prefeitura de Japeri elaborou uma série de projetos para melhorar a qualidade de vida da população do município, ainda no atual governo do prefeito em exercício Cezar Melo. O leque de obras envolve a reforma e ampliação da Policlínica Itália Franco, construção, em prédio anexo, da maternidade municipal e uma unidade de Urgência. Há previsão de construção de mais duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos bairros Nova Belém e Jardim Primavera.
O governo municipal também está investindo em praças públicas, mobilidade urbana, com pavimentação, desobstrução e iluminação de vias da cidade, além de dragagem de rios, canais e valões, bem como a padronização de calçadas intertravadas, inclusive com equipamentos de ginástica, a exemplo da Rua Celuta e avenida Berna, no bairro Citrópolis.
As calçadas padronizadas, que atendem ao programa de acessibilidade, chegaram também às ruas Ivan de Azevedo, José Roberto Russo e Antônio Francisco Russo, na Estrada Santo Antônio e na Avenida Laura, em Engenheiro Pedreira.
“Em breve, começamos as obras da ciclovia da Avenida Albertino, no bairro Primavera, que ganhou uma nova ponte sobre o canal Teófilo Cunha. Vamos inaugurar ainda a nova praça pública, com equipamentos de ginástica, no Morro do Orfanato”, anunciou o secretário municipal de Obras, José Valter de Macedo.
As ruas Helena de Azevedo, Suelane de Souza, do Barracão, José Pereira Gomes e José Benedito Firmino, no bairro da Chacrinha, também foram beneficiadas com pavimentação. A mesma região está ganhando outra praça com academia ao ar livre.
MONITORAMENTO DA CIDADE – A Segurança Pública Municipal será contemplada, em breve, com a implantação de videomonitoramento das principais vias públicas e um Centro de Controle Operacional (CCO). O projeto envolve a instalação de 40 câmeras de alta definição e angulação de 360 graus alimentadas por fibra ótica nas principais rotas de entrada e saída do município e pontos estratégicos, como praças públicas. O equipamento poderá detectar feição de pessoas e placas de carros a quilômetros de distância.
 “O que a Prefeitura pretende, na verdade, é promover melhor a atuação dos órgãos de segurança e reduzir a violência, a curto e médio prazo, com uso da Guarda Municipal e eventual cooperação técnica de outros órgãos do Estado e da União. Com isso, podemos prevenir e enfrentar a criminalidade e a violência urbana, contribuindo para o bem-estar do cidadão, à medida em que aumenta a sensação de segurança”, explica o secretário municipal de Segurança e Ordem Urbana, Cláudio Russo.
“BAIRRO LEGAL” EM NOVA BELÉM – Toda a área do aterro do bairro de Nova Belém, próximo ao Centro de Japeri, vai ser revitalizada para dar vez a um grande Centro Cultural, com calçadas, iluminação pública, ciclovia, praça de skate, quadra poliesportiva, campo de futebol society, academia a céu aberto da Terceira Idade, Centro de Convivência e museu.
Secretário Municipal de Urbanismo e Habitação, Vinícius Araújo anunciou que o projeto, denominado “Bairro Legal”, previsto para ser concluído em 2020, vai ocupar uma área de 96 mil metros quadrados, beneficiando também os moradores de bairros vizinhos, a exemplo da Chacrinha e Lagoa do Sapo.
“A ideia é transformarmos o Centro de Japeri num grande polo cultural, onde já existe o Grupo Código e a centenária Estação Ferroviária, deixando para a região de Engenheiro Pedreira a posição de polo industrial economicamente ativo”, frisou Vinícius Araújo.