Direto ao Ponto - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

21 de mar. de 2019

Direto ao Ponto

Por Carlos Martins

8 de março na Baixada
No último sábado (9), o Fórum de Mulheres da Baixada Fluminense promoveu um grande ato em Nova Iguaçu pelo Dia Internacional da Mulher. A concentração do evento foi na Praça dos Direitos Humanos, seguida por uma caminhada pelo calçadão, chegando até a Praça Rui Barbosa.
Movimentos populares, sindicais, artistas da região e parlamentares, marcaram presença no ato, que teve como uma de suas principais reivindicações, a imediata reabertura do CIAM-Baixada (Centro Integrado de Atendimento à Mulher). 
Com base nos dados do Dossiê Mulher do Instituto de Segurança Pública, a coluna destaca que no ano de 2018 foram registrados altíssimos índices de violência contra as mulheres na Baixada Fluminense:
• 24,7% - registros de vítimas de homicídio doloso;
• 25,2% - registros de mulheres vítimas de tentativa de homicídio;
• 24,1% - registros de vítimas de lesão corporal dolosa;
• 26,1% - registros de vítimas de estupro.
São dados que nos chocam e causam profunda indignação!

Falando nisso...
Uma parcela equivocada da sociedade busca justificativas nem um pouco sensatas para os casos de violência contra a mulher. Uns dizem que a mulher “pediu” e “mereceu”. Em situações de abuso, outros afirmam que a mulher “provocou” ou “seduziu”, legitimando os atos covardemente praticados. O fato é que todas essas mencionadas, não passam de justificativas TOSCAS, que refletem, muita das vezes, a sociedade machista em que vivemos. É preciso reavaliar conceitos e, sendo preciso, superá-los, pelo bem da própria humanidade (se é que compreendemos bem isso).

Garras do Tigre 2020
A Escola de Samba Garras do Tigre promete vir com tudo para representar Nova Iguaçu no carnaval carioca em 2020, desfilando pelo Grupo de Acesso E na Av. Intendente Magalhães. Segundo Washington Martins, presidente da agremiação, o ano vindouro será promissor para a escola, afirmando que já tem traçado metas e mantido conversas para escalar as peças do xadrez carnavalesco, na busca por fazer um grande desfile. O bairro de Miguel Couto – sede da agremiação – e toda a cidade de Nova Iguaçu, ficam na expectativa por esse espetáculo no próximo ano.

Ainda sobre samba...
A coluna parabeniza as agremiações iguaçuanas Império da Uva (campeã da Série C) e Leão de Nova Iguaçu (5ª colocada da Série D). Ambas, fizeram desfiles impecáveis na Av. Intendente Magalhães. E que venha 2020!

Presidente tuiteiro
Na semana de Carnaval, todas as atenções do mundo se voltaram ao presidente Jair Bolsonaro (PSL), que protagonizou situações nada convencionais para um chefe de Estado através de sua conta no Twitter. Em um país com mais de 14 milhões de desempregados e 55 milhões vivendo na informalidade, é necessário que o presidente saia da rede social e governe com equilíbrio e racionalidade. Ao invés de replicar vídeo pornográfico e perguntar o que é “golden shower” em seu perfil, o presidente da República deveria se perguntar como se gera empregos e, principalmente, como se governa adequadamente uma nação. Por enquanto, só temos visto distrações infantis e argumentos evasivos. O Brasil não pode ser motivo de chacota internacional. 

Sabedoria em segundos
“O que adquire entendimento ama a sua alma; 
o que conserva a inteligência achará o bem.
Provérbios 19:8

Sejamos luz! Até a próxima!