TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas notícias

6 de fev de 2019

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos

Quem será o vice?
Sem dúvidas o prefeito Rogerio Lisboa (DEM) vai passar um perrengue para escolher se troca o vice caso venha a reeleição. O atual, que é o Ferreirinha (PCdoB), passou com ele as principais dificuldades para vencerem, juntos, as eleições de 2016. Dispensar Ferreirinha agora vai dar muito o que falar.

É preciso espaço
Rogerio Lisboa (DEM) sabe que se abandonar o Ferreirinha (PCdoB) vai sofrer toda sorte de críticas. Porém ele se movimenta como quem precisa de mais espaços para compor uma aliança mais ampla. E dependendo do que Lisboa escolher terá que fazer uma política de compensação... Ao menos garantir o mesmo espaço para o partido, o PCdoB, caso reeleito. E aí que são elas.

Antecipando apoio
Uma pessoa próxima da deputada federal Rosângela Gomes (PRB) disse a esta coluna que ela não deverá concorrer na próxima eleição em Nova Iguaçu. Rosângela estaria até disposta a ajudar o prefeito Rogerio Lisboa (DEM) no processo, issa caso ele venha à reeleição.

Últimas eleições
Na eleição municipal de 2016, ocasião que Rogerio Lisboa (DEM) venceu o ex-prefeito Nelson Bornier – que na época concorreu pelo MDB mas hoje s encontra no PROS –, a deputada, então candidata Rosângela Gomes, recebeu 38.690 votos e ficou em terceiro lugar, vindo a apoiar Lisboa no segundo turno. Em 2018 Rosângela Gomes (PRB) concorreu à reeleição para deputada federal e obteve a votação expressiva de 63.952.

Aparando arestas
Segundo rumores, a relação entre Rogerio Lisboa e a deputada ficou estremecida em razão da secretaria municipal de Assistência Social, órgão que tinha a gerência política do PRB, ter enfrentado problemas com o ex-senador Eduardo Lopes (PRB), este que se achava mais detentor de comando da pasta do que o próprio prefeito.

Cultura
O incansável poeta e historiador Moduan Matus, hoje nomeado na secretaria municipal de Cultura, está preparando junto com a equipe da pasta o Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas. Na equipe, ainda, está o jornalista Rogério Costa, que também está na secretara municipal de Cultura.

Sujeito oculto
André Ceciliano, deputado do PT e presidente da Alerj que tenta continuar no comando do Poder Legislativo Estadual, tem se mostrado um aliado do prefeito Rogerio Lisboa. Ele, que é morador de Nova Iguaçu, não mostra muito a cara, mas dá a cara a tapa pelo prefeito.

Morou?
Nova Iguaçu é mesmo o município mãe da Baixada. E põe mãe nisso. Além do Rogerio Lisboa, que é o prefeito da cidade, moram aqui o prefeito que foi eleito em Japeri, Carlos Moraes, o prefeito de Belford Roxo, Waguinho, e o Jorge Miranda que é o prefeito de Mesquita. E falando de prefeitos, André Ceciliano, ele que vai disputar a sua permanência na presidência da Alerj, também mora aqui. Mas já foi prefeito de Paracambi.