NOSSA MEMÓRIA - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

6 de fev. de 2019

NOSSA MEMÓRIA

A Marechal Floriano em 1941

A foto de 1941, descendo a Rua Marechal Floriano, no sentido Nova Iguaçu-Mesquita, foi feita a poucos metros da Av. Nilo Peçanha, na esquina tradicionalmente mais movimentada do centro de Nova Iguaçu. À esquerda, na primeira esquina, “A Garotinha”, casa que manteria o título quando passou a ocupar o térreo do primeiro edifício que se ergueria na cidade e que foi concluído em 1946, o Edifício Nice. 

Na outra esquina vê-se o prédio e os toldos, e logo acima, na altura do balcão, a placa oval da Alfaiataria Globo, destacando-se em propaganda os chapéus finos Ramenzoni – produto de frente na loja de propriedade do Sr. Antônio dos Santos Beato. A Alfaiataria Globo trouxe para Nova Iguaçu, já em fins da década de 20, uma casa especializada em roupa masculina, com uma variedade e um padrão de qualidade que a igualava às melhores casas no gênero existentes na então Capital Federal. Mais adiante, já nas árvores, a frente da Praça da Liberdade.
 
À direita, antes da escadaria da nova estação, construída em 1938 para dar fluxo ao movimento propiciado pelos trens elétricos, vê-se o espaço onde mais tarde se instalaria o Bar São Luiz e o Bar OK. Depois da escada vemos o grande armazém para carga e descarga da Estrada de Ferro Central do Brasil. (Foto do arquivo do Prof. Ney Alberto)