VIADUTO PE. JOÃO MUSCH SERÁ REABERTO AO TRÁFEGO NESTA QUARTA-FEIRA - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

30 de out. de 2018

VIADUTO PE. JOÃO MUSCH SERÁ REABERTO AO TRÁFEGO NESTA QUARTA-FEIRA

*Kátia Cavalcante

Uma espera que está chegando ao fim. Cidadãos iguaçuanos já podem começar a comemorar, principalmente motoristas de ônibus, vans, motociclistas, transeuntes, enfim, todos aqueles que dependem do Viaduto João Musch para fazer a travessia de um lado para o outro da cidade. Desde fevereiro que o viaduto está interditado para a recuperação dos vãos danificados. A obra vem acontecendo há oito meses. O Viaduto Padre João Musch foi inaugurado em 1968, pelo Departamento Estadual de Estrada e Rodagem (DER). Por falta de reforma e manutenção e sendo utilizado a todo momento por caminhões, ônibus, ciclistas, motociclistas e pedestres,  provocando no local uma sobrecarga de 1.200 toneladas. Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura de Nova Iguaçu, em cada vão, a quantidade de água acumulada chegava a 4 mil litros, aumentando ainda quatro aparelhos de apoio que estavam em péssimas condições e foram substituídos por outros oito novos, com uma durabilidade de 30 anos. Os aparelhos, que ficam junto das vigas, estavam com a borracha ressecada e isso auxiliou na abertura de fissuras. Três vãos foram suspensos em cerca de um metro de altura para que fossem feitas as intervenções. Foi utilizada na manutenção do viaduto uma tecnologia de qualidade, para garantir a eficácia e segurança. Os vãos possuem 15 metros de comprimento por 11 de altura e pesam cerca de 320 toneladas cada um deles.
Segundo o prefeito Rogerio Lisboa: “Interditar um viaduto no Centro de Nova Iguaçu foi uma atitude de muita responsabilidade e coragem do governo. Tínhamos a consciência de que o impacto seria grande num trânsito já pesado, mas não podíamos deixar aberto um viaduto arriscando a vida de milhares de pessoas. Essa obra já deveria ter sido feita há muitos anos”, comentou o prefeito Rogerio Lisboa.
A reportagem do CL esteve nas ruas e entrevistou algumas pessoas com a seguinte pergunta: O que você acha sobre a abertura do Viaduto Padre João Musch para o fim desse mês? “Acho ótimo, porque me sinto prejudicado por estar fechado. Principalmente porque trabalho com aplicativo. Espero que seja reaberto o mais rápido possível para nos ajudar até mesmo na mobilidade urbana da cidade”, falou Agostinho Antônio de Oliveira (motorista de aplicativo).

São muitas as reclamações com a interdição do viaduto. “Esse período que o viaduto esteve fechado prejudicou o trânsito. Para chegar ao outro lado temos que dar uma volta e com isso perdemos muito tempo. Espero que volte a normalizar o mais rápido possível, assim poderemos ter locomoção sem nenhum problema para atravessarmos”, comentou a Cristiane Lima Siqueira.
Alguns lojistas se sentiram prejudicados com o fechamento do viaduto. “Houve prejuízo tanto para os pedestres como para os moradores e principalmente para a economia da Baixada. As vendas caíram no Centro porque o acesso à Via Light dificulta a locomoção impedindo a agilidade dos transportes urbanos na cidade. Quero pedir ao secretário de Transporte Leonardo Bastos Calijão a fiscalização nas vias principais da cidade e ao superintendente de Transporte para que supervisione as faixas de pedestre que se encontram apagadas e os semáforos com defeitos. Que o viaduto seja reaberto o mais rápido”, comentou Paula Andrade (comerciante).
As obras do viaduto Padre João Musch já encerraram. Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura, a previsão é que o viaduto seja liberado ao trânsito no próximo dia 31 (quarta-feira). O viaduto ganhou muretas de proteção, nova iluminação e uma ciclovia com 320 metros de extensão que antes não tinha.