Nova Iguaçu lança a Semana Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

8 de mai. de 2018

Nova Iguaçu lança a Semana Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita




O incentivo à leitura ganhou mais um reforço em Nova Iguaçu. Pela primeira vez, o município implementa a “Semana Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita”, que tem como objetivo criar uma série de atividades na cidade promovendo o hábito pela leitura em adultos e crianças. Maiara da Silva Viana, de apenas 10 anos, tem no currículo a leitura de mais de 30 títulos. Só este ano ela já leu dois e a meta é até dezembro completar dez livros lidos. Ela é uma das alunas da rede municipal de educação que participou da abertura da semana, na última terça-feira (24), na biblioteca comunitária Professora Judith Lacaz, em Ponto Chique.

“Eu amo ler. Pelos livros consigo viajar para os locais que não posso ir. Fico imaginando os personagens. É muito divertido e acho que todo mundo deveria experimentar”, anima-se.
A iniciativa do projeto é uma ação em conjunto entre as secretarias de Educação e Cultura e também da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), a rede Baixada Literária, que conta com uma rede de nove bibliotecas comunitárias na cidade, e a Universidade Federal de Nova Iguaçu.  

“Nova Iguaçu está resgatando este hábito tão importante para o crescimento cultural de jovens e adultos. Despertar isso nas crianças logo nas fases iniciais é criar raízes, levando a educação além dos muros da escola e fazendo com que eles despertem o interesse pelo conhecimento cada vez mais amplo”, afirma o secretário de Educação do município, Alex Castellar.

A Semana Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita teve seu término ontem (sexta-feira, dia 27). Na última quarta-feira (25), a Prefeitura lançou a ação “Aqui tem livro”, que faz parte do projeto “Livros Para Voar”, da Fenig. A ideia é “deixar” pela cidade exemplares de livros para quem quiser levar para casa, e com isso, disseminar a leitura em todo o município. Os livros serão espalhados em vinte pontos da cidade, como nos shoppings Nova Iguaçu e TopShopping e na Igreja de Santo Antônio da Jacutinga e Universal, no Centro. 

A programação completa da Semana está no site www.novaiguacu.rj.gov.br.

Crédito – Alziro Xavier