Conselheiros eleitos vão representar a cidade na Conferência Estadual, que debaterá
o tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”
![]() |
| (Foto: Divulgação/PMN) |
A Prefeitura de Nilópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove a 12ª Conferência Municipal de Saúde nesta sexta-feira, 25 de junho, na 1ª Igreja do Nazareno, no Centro, a partir das 10h. São aguardados representantes da rede municipal de saúde, de conselhos da sociedade civil e autoridades que irão debater o tema da conferência e eleger os representantes do município para a Conferência Estadual de Saúde, que será realizada entre janeiro e abril de 2027. A Conferência Nacional de Saúde está prevista para julho do próximo ano.
Além do secretário municipal de Saúde, André Esteves, e do pastor da 1ª Igreja do Nazareno, reverendo Alessandro Alvarenga, são aguardadas as presenças do prefeito Abraãozinho, do deputado estadual Rafael Nobre e do deputado federal Ricardo Abrão, entre outras autoridades. Quatro convidados abordarão diferentes aspectos do tema da conferência: “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”.
O primeiro eixo, “Democracia, saúde como direito e soberania nacional”, será apresentado pela advogada Rozaria Silva, representante da OAB Nilópolis. Em seguida, o servidor da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), Franklin Monteiro, falará sobre o segundo eixo: “Financiamento adequado e suficiente para o SUS, com base na justiça tributária e na sustentabilidade fiscal e social”.
A farmacêutica Patrícia Eunice abordará o terceiro eixo, “Os desafios para o SUS na agenda nacional de defesa da vida e da saúde: emergências climáticas e justiça socioambiental”. Encerrando o ciclo de palestras, o servidor da SEMUSA Otávio Barros apresentará o quarto eixo: “Modelo de atenção e gestão, territórios integrados e cuidado integral”.
Após o término das palestras, será encerrado o credenciamento dos participantes. Em seguida, os inscritos participarão de um almoço e, no retorno, serão divididos em grupos para aprofundar os eixos temáticos apresentados durante a manhã. Ao final das discussões, cada grupo elaborará um relatório com propostas e moções. As propostas serão submetidas à votação e, por fim, serão eleitos os representantes de Nilópolis para a 10ª Conferência Estadual de Saúde.
