CEDAE FAZ OBRA NA ETA XERÉM NESTA QUINTA-FEIRA (25/6) - Correio da Lavoura

Últimas Notícias


24 de jun. de 2026

CEDAE FAZ OBRA NA ETA XERÉM NESTA QUINTA-FEIRA (25/6)

(Foto: Divulgação/Cedae)

A Cedae vai executar, na quinta-feira (25/6), das 6h às 21h, obra de interligação de rede na Estação de Tratamento de Água (ETA) Xerém, em Duque de Caxias. O serviço irá demandar a interrupção temporária da produção de água nas represas Xerém e Mantiquira, que integram o Sistema Acari.

A operação das unidades será retomada após a conclusão das intervenções.

A concessionária Águas do Rio, responsável pela distribuição de água, foi comunicada e poderá informar as localidades afetadas.

Sobre a ETA Xerém

A ETA Xerém vai reforçar o abastecimento de cerca de 450 mil moradores da localidade e dos bairros de Santa Cruz da Serra, Imbariê e áreas adjacentes. Com vazão de 1,3 mil litros por segundo (l/s), podendo chegar a 1,6 mil l/s em momentos de maior demanda, a nova estação será a primeira do estado do Rio com ultrafiltração, um sistema moderno de filtragem capaz de remover partículas microscópicas. Além da ETA, as obras incluem a implantação de adutoras de água bruta e tratada.

A estação faz parte do Sistema Acari, composto por cinco represas (São Pedro, Rio D’Ouro, Tinguá, Xerém e Mantiquira), que atende parte da Baixada Fluminense.