Idosos do Centro de Convivência da Melhor
Idade deram um show na dança da quadrilha junina.
![]() |
| (Fotos: Gilberto Rocha) |
Quem passou pela Praça da Matriz nesta terça-feira (23) encontrou um cenário de pura energia, sorrisos e cores. A Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria Municipal de Atenção ao Idoso, promoveu o tradicional "Caipira da Melhor Idade". Cerca de 50 idosos, todos acima dos 60 anos, mostraram que a alegria não tem idade ao dançarem uma linda quadrilha junina em meio às celebrações de São João, o padroeiro da cidade.
O grupo que deu um show na praça faz parte do Centro de Convivência da Melhor Idade, o equipamento público acolhe cerca de 300 idosos por dia. O espaço já conta com mais de 10 mil idosos cadastrados no total.
Para a subsecretária municipal de Atenção ao Idoso, Marcia Real, ver a dedicação do grupo na praça é a materialização de um trabalho diário feito com muito afeto.
"Ver o sorriso no rosto de cada um deles reforça o nosso compromisso. O 'Caipira da Melhor Idade' não é apenas uma dança, é uma celebração da vida, da saúde e da autoestima. Eles se prepararam, se dedicaram e mostraram que a idade é só um detalhe diante de tanta vontade de viver", afirmou Marcia.
O evento integrou a programação oficial da Festa de São João, que recebe apoio logístico e estrutural do município. O secretário municipal de Cultura e Eventos, Marcus Medina, destacou que o papel do poder público é justamente o de abrir portas para a inclusão.
"A Festa do Padroeiro é o coração cultural de São João de Meriti. O papel do poder público é garantir que essa festa seja de todos e para todos. Integrar o Centro de Convivência nessa programação enriquece o nosso calendário, resgata as nossas tradições e traz o verdadeiro espírito de comunidade para as ruas", pontuou o secretário.
Para os participantes, a dança na praça foi o momento de coroar essa rotina de cuidados. Esbanjando vitalidade aos 89 anos, Dona Áurea Rodrigues era uma das mais animadas do grupo.
"Eu não perco um ano! A gente ensaia, se diverte e, quando a música começa, esquece qualquer dorzinha. Estar aqui na praça, dançando para o nosso padroeiro, me enche de juventude e felicidade", comemorou Dona Aura.
Aos 68 anos, Teresinha Martins também fez questão de demonstrar sua gratidão pelo espaço que mudou sua rotina.
"É maravilhoso ter um lugar onde a gente se sente tão acolhida e ativa. A prefeitura está de parabéns por olhar para nós com tanto carinho no Centro de Convivência. A quadrilha foi linda e ano que vem estarei aqui de novo, com certeza", garantiu Teresinha.
Energia que contagia e cura
O segredo de tanta disposição vem do cuidado integral que os idosos recebem durante todo o ano. No Centro de Convivência da Melhor Idade, o bem-estar físico e mental caminham juntos. O local oferece gratuitamente serviços que vão desde consultas com cardiologista e acompanhamento de enfermagem até laboratório de análises clínicas.
O espaço também é um refúgio para o corpo e a mente, disponibilizando atendimentos de fisioterapia, cinesioterapia psicológica, massoterapia, acupuntura e auriculoterapia, além de oficinas que estimulam a criatividade e o equilíbrio, como o artesanato e o Tai Chi Chuan.
O Centro de Convivência da Melhor Idade fica localizado na Rua Joana Kalil, nº 9 - Bairro Jardim Meriti.


.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)