A INTEGRAÇÃO DA SAÚDE NA BAIXADA: A FORÇA DA ONCOLOGIA E A RAPIDEZ DO DIAGNÓSTICO - Correio da Lavoura

Últimas Notícias


19 de fev. de 2026

A INTEGRAÇÃO DA SAÚDE NA BAIXADA: A FORÇA DA ONCOLOGIA E A RAPIDEZ DO DIAGNÓSTICO

*Jorge Gama


A inauguração de um grande hospital de oncologia em Nova Iguaçu merece um registro especial.

Na última quarta-feira (11), tive a oportunidade de assistir, no local, a um evento muito marcante para a saúde pública, participando, como morador de Nova Iguaçu, do ato de inauguração do moderno Hospital de Oncologia, integrado ao Centro de Imagem da Baixada.

Havia um clima de euforia entre as lideranças políticas, os servidores da saúde e a população presentes. Nas diversas rodas de conversa formadas durante o evento, ouviam-se palavras de entusiasmo, além de relatos sobre situações vividas e as dificuldades enfrentadas por pacientes que precisavam buscar tratamento oncológico na rede pública fora do município e da região da Baixada.

O ambiente era de surpresa e reconhecimento diante das instalações do hospital. Quando uma realização concreta é apresentada, acompanhada das devidas informações sobre a integração entre o diagnóstico e a rapidez no início do tratamento, instala-se naturalmente uma sensação de segurança.

Hoje sabemos que ganhar tempo na luta contra o câncer é fator decisivo para a sua superação. Finalmente chegou - ainda que com atraso - a vez de a Baixada receber uma providência concreta, com qualidade nos equipamentos e na estrutura oferecida.

É um alívio, sobretudo para os pacientes que enfrentam uma doença muitas vezes vista como impossível de vencer, e cuja implantação de um equipamento dessa magnitude era sonhada há várias décadas.

Ao concluir este texto, seria uma enorme hipocrisia deixar de registrar os nomes do deputado Dr. Luizinho, idealizador e realizador do projeto, e do governador Cláudio Castro, cujo apoio foi fundamental, assim como o empenho da valorosa equipe de servidores da saúde e dos profissionais responsáveis pela construção da unidade. Sem esse reconhecimento, a memória do evento ficaria incompleta e a história, prejudicada.

Foi uma grande festa para celebrar uma grande conquista.

*Jorge Gama é advogado.